[ Vida acadêmica ] Última Fase: o TCC

Início
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
SUMÁRIO
    Add a header to begin generating the table of contents

    Download Gratuito... 12 Dicas Essenciais

    17343

    Grátis! Como Fazer seu TCC do ZERO

    O que devemos esperar do final da vida acadêmica? Sabemos que ela é repleta de expectativas sobre o seu início, mas é a sua fase final, consolidada pelo trabalho de conclusão de curso (TCC) ou por outro tipo de monografia, que direciona o nosso futuro, seja na graduação ou na pós-graduação.

    A Oportunidade de Ouro e as Regras do Jogo

    Muitos estudantes reclamam sobre a obrigatoriedade do TCC, mas, partindo do pressuposto de que não adianta gastar tempo tentando alterar as “regras do jogo”, devemos vislumbrar as oportunidades de ouro que ele pode nos oferecer.

    Na vida acadêmica, o TCC pode ser compreendido como o momento de consolidação do conhecimento adquirido ao longo de todo o curso universitário.

    Assim, se podemos selecionar o tema e o nível de profundidade que perseguiremos, é possível afirmar que este trabalho acadêmico é resultado de uma escolha e que esta possui consequências práticas muito relevantes.

    Monografia Perfeita - Pessoa Profissional

    No âmbito profissional, o TCC reflete o direcionamento que queremos dar para a nossa área de especialização, porque será o momento formal, por exemplo, para analisarmos um determinado problema e para sugerirmos uma solução.

    Já na esfera privada, o TCC implica em restrições temporárias ao tempo que podemos nos dedicar aos entes queridos e ao lazer.

    Com isso, o importante é percebermos que o tempo de nossas vidas dedicado à pesquisa e à escrita do TCC deve ser aproveitado como oportunidade única para a realização do primeiro trabalho escrito caracterizado pela consistência e pela busca da ótima qualidade das suas demonstrações e conclusões.

    Mas, a certeza do fim da vida acadêmica não significa que o o caminho não é permeado por importantes dúvidas sobre como percorrê-lo.

    Consequências da Vida Acadêmica

    Dúvidas mais comuns no final da vida acadêmica

    1. Como escolher o tema do TCC?

    A primeira dúvida que sempre surge quando nos deparamos com a necessidade de elaborar um projeto de pesquisa ou de já iniciar o TCC é: qual é o tema que eu quero pesquisar?

    Embora essa seja uma pergunta muito importante, a verdade é: a resposta já foi construída ao longo de todo o curso, porque sempre recomendamos que os estudantes escolham o tema conforme a sua afinidade ou de acordo com os seus objetivos pessoais ou profissionais.

    Se, normalmente, os alunos e as alunas possuem entre 6 a 12 meses para pesquisar e escrever o seu TCC, logo, neste caso, o caminho mais fácil é o caminho correto: escreva sobre o que você já domina em decorrência dos seus interesses.

    O tempo de pesquisa para o TCC não é o momento certo para mudar totalmente a direção da sua leitura habitual.

    Equipe da Monografia Perfeita

    Se você chegou ao final do curso universitário e, certamente, já fez o estudo das disciplinas mais importantes para o que deseja para o seu futuro, você já tem as suas preferências estabelecidas.

    Leitura Habitual - Pesquisa Bibliográfica para TCC
    PodCast - Tudo sobre Pesquisa Científica

    Assim, caso você queira saber mais sobre como escolher o tema ou a hipótese de sua pesquisa para o TCC, acompanhe o episódio “Hipótese de Pesquisa: o que é e como escolher a sua” do PodCast Tudo sobre Pesquisa Científica.

    2. Qual é o tempo necessário para fazer um TCC?

    Com tantos afazeres no final da vida acadêmica, o tempo pode se tornar tanto o nosso amigo quanto o nosso maior desafiante, por isso, quantas horas ou dias devemos nos dedicar para escrever um ótimo TCC?

    Considerando que responder simplesmente “depende” seria fugir do assunto, a verdade é: se você domina o assunto, não terá qualquer dificuldade e o resultado final será puro reflexo da sua vontade de pesquisar mais ou menos.

    Nesse sentido, pela nossa experiência, um estudante que já tenha acumulado, por exemplo, 30 ou 40 horas de estudo direcionado sobre um tema muito específico durante a sua graduação ou pós-graduação, poderá pesquisar e escrever um trabalho de 50 páginas entre 15 e 30 dias com uma dedicação diária de 2 a 4 horas em cada um dos dias conforme a sua facilidade para ler e escrever.

    Por outro lado, um estudante que tenha se dedicado por 100 a 200 horas, também sobre um tema bastante específico, caso queira consolidar o seu conhecimento de maneira excelente, conseguirá desenvolver a sua pesquisa em um TCC de 80 a 120 páginas com uma dedicação diária de 4 horas durante 30 dias.

    Cronograma de Execução do TCC

    Assim, o aspecto mais importante é a organização para o alcance desse objetivo: podem ser duas, três, quatro… vezes por semana de dedicação. Neste passo, o cronograma de execução entra em cena não para lhe pressionar, mas para lhe fornecer uma tranquilidade sobre a divisão de tarefas por dia e por hora para que não haja surpresas.

    Assim, se você busca um treinamento totalmente organizado e direcionado para lhe ajudar a escrever um TCC de 50 a 120 páginas, conheça o Método Monografia Perfeita®.

    3. O que será avaliado no seu TCC?

    Em apenas uma palavra: conteúdo. No momento da sua avaliação, não importa se você se dedicou 10, 100 ou 1.000 horas para fazer o seu trabalho.

    Vida Acadêmica e o Conteúdo do TCC

    O mais importante em um trabalho acadêmico é o texto e a apresentação final, por isso, você deve prestar atenção a diversos itens de um TCC, por exemplo:

    Veja que a maneira como o seu trabalho deverá ser conduzido deverá estar de acordo, também, com os objetivos do seu orientador ou da sua orientadora, portanto, sempre que preciso, consulte-o(a) para que tenha certeza sobre como direcionar a sua pesquisa.

    Paralelamente, note que cada um desses elementos (desde como fazer o projeto de pesquisa, como escolher o tipo de pesquisa e até como realizar a defesa perante a banca examinadora) podem ser estudados nos artigos disponíveis no Blog da Monografia Perfeita.

    Dúvidas sobre TCC na Vida Acadêmica

    4. Qual é a quantidade de páginas recomendadas em um TCC?

    Apesar de sempre dizermos que a qualidade é o fator mais importante na vida acadêmica, não podemos negar que a quantidade também importa, principalmente, quando ela é um requisito formal dos TCCs em determinas instituições de ensino superior (IES).

    Nessa linha, os elementos que mais influenciam são a área de estudo e as regras da respectiva IES.

    No que se refere à área de estudo, o mais recomendado, principalmente para estudantes iniciantes na pesquisa científica, é a pesquisa bibliográfica e, neste caso, sugerimos:

    1. Artigo científico: entre 20 e 40 páginas;
    2. TCC: entre 50 e 120 páginas.

    1. Especialização:

    1. Artigo científico: entre 20 e 40 páginas;
    2. TCC: entre 50 e 120 páginas.

    2. Dissertação de Mestrado: entre 100 a 300 páginas.

    Já no caso de projetos que envolvem experimentos, principalmente, nas ciências biológicas ou nas ciências exatas, há uma metodologia própria que varia conforme o objeto de estudo e, muitas vezes, é preciso de observar os critérios específicos exigidos pelas agências de fomento que subsidiam a pesquisa. Para estes casos, sugerimos o estudo das suas regras específicas e, caso precise de ajuda para compreendê-las, entre em contato com o nosso suporte online.

    Vida Acadêmica - Quantas Páginas deve ter um TCC

    Conclusão

    O final da vida acadêmica é simbolizado pela redação do TCC. É por meio da consolidação do conhecimento neste último instante na faculdade ou universidade que os estudantes podem direcionar os seus próximos passos na vida posterior à titulação conquistada.

    Para isso, a escrita do TCC deve ser realizada com método e precisa de focar nos interesses futuros sejam pessoais ou profissionais dos novos pesquisadores.

    Por fim, o encerramento da vida acadêmica da pessoa enquanto estudante deve ser o teste máximo antes da sua iniciação no mundo profissional quando, enfim, será responsável, principalmente, pelas soluções que propuser para os problemas enfrentados na vida em sociedade.

    Download Gratuito... 12 Dicas Essenciais

    17343

    Grátis! Como Fazer seu TCC do ZERO

    Autores

    Plataformas Monografia Perfeita & Meu Artigo Científico

    Prof. Dra. Cristina Godoy

    Dra. Cristina Godoy

    Prof. Dra. direito usp

    IMG_Rafael_meira_silva_transparente

    Dr. Rafael Meira

    Gestor Codex Data®

    Deixe um comentário

    Click to access the login or register cheese

    Conteúdo Altamente Especial

    Acesse o Vídeo Agora...

    Você está a 1 passo do segredo...

    Rolar para cima