TCC como começar a escrever?

tcc como comecar a escrever

Realizar o seu TCC pode parecer um desafio, mas iremos lhe apresentar uma fórmula infalível de tcc como começar a escrever.

Neste artigo, nós forneceremos dicas valiosas para você saber como fazer o seu TCC.

Além disso, apontaremos os principais mitos que muitos disseminam sobre o começo do TCC e geram muita confusão entre os estudantes.

Assim, com a leitura deste artigo, você começará o seu TCC da forma correta e não gastará tempo com fórmulas mágicas que não darão certo e apenas fará com que você atrase nesta trajetória acadêmica tão importante.

Vídeo: TCC como começar?

A profa. Cristina Godoy, uma das integrantes da Equipe da Monografia Perfeita, elaborou um vídeo exclusivo para explicar como começar a fazer o TCC. 

Assim, assista ao vídeo abaixo e depois, continue a leitura do artigo!

Primeiro Passo para Começar a Escrever o seu TCC

O primeiro passo para começar a escrever o TCC é identificar um tema geral que você gosta. Não se pressione pensando qual será o tema que mais agradará alguém.

Lembre-se de que escrever um TCC é o início de sua trajetória acadêmica, logo, precisa ser algo que lhe agrade e que seja fácil para escrever.

Além disso, muitos estudantes, às vezes, falam que estão pensando em um tema para trabalho de conclusão de curso que seja excelente para o mercado de trabalho. Caso você não goste do tema ou não tenha afinidade, eu sugiro para descartar esta ideia, já que será muito difícil finalizá-lo, já que não existe interesse em investigar a temática.

Não se preocupe, a sua colocação profissional não dependerá do tema escolhido para escrever o seu TCC. Assim, no artigo “TCC como começar a escrever”, forneceremos as principais dicas.

Qual é o melhor tema para o meu TCC?

O melhor tema para o TCC (trabalho de conclusão de curso) é o que cumpre dois requisitos:

  1. Tema que lhe interessa e desperta a vontade de saber mais;
  2. A blibografia deve ser de fácil acesso e você deve possuir uma estrutura adequada para conduzir a sua pesquisa.

Desse modo, se você cumprir estes dois requisitos, você conseguirá iniciar o passo 2 para começar a escrever o TCC.

Para saber mais, assista ao nosso vídeo sobre escolha do tema e delimitação.

Segundo Passo para começar o seu TCC

A segunda etapa, após definir um tema para o seu TCC, é delimitar o tema do TCC, ou seja, você deve restringir o tema.

Se alguém lhe disser para começar o levantamento bibliográfico e a fichar as obras antes de delimitar o tema, não forneça muita atenção, pois, sem um tema, devidamente, delimitado, torna-se impossível iniciar a pesquisa bibliográfica de seu TCC.

Para delimitar o tema, pense que você precisa restringir a temática a ser pesquisada.

Assim, temas muito amplos dificultam a realização do TCC e você encontrará muitas dificuldades para começar a escrever o seu trabalho de conclusão de curso.

Diante do exposto, apresentaremos a nossa regra dos 4 para você delimitar o tema do TCC da maneira correta.

Delimitação do Tema TCC: a regra dos 4

Nós da Equipe da Monografia Perfeita, desenvolvemos a regra dos 4 para auxiliar os jovens pesquisadores a delimitarem o seu tema. Dessa maneira, você deve pensar nos seguintes critérios delimitadores:

Restrinja o seu tema a um problema que será investigado. Qual será este problema?

Principalmente, para estudantes da graduação que estão realizando o seu TCC, o critério doutrinário poderá lhe ajudar muito para desenvolver o seu TCC.

Dessa maneira, escolha um referencial teórico, ou seja, um autor ou uma autora que será a base para a análise do problema que será investigado no seu TCC>

Delimite o seu tema a um local específico, ou seja, você analisará a questão no Brasil? Em São Paulo? Na União Europeia?

Delimitando o espaço em que será investigado o seu tema, será mais fácil começar a escrever seu TCC.

Busque estabelecer um lapso temporal em que será conduzida a sua pesquisa, em outros termos, a sua investigação se pautará nos dados colhidos de que data até que data.

Neste áudio, a profa. Cristina Godoy Bernardo de Oliveira orienta os jovens pesquisadores a darem os primeiros passos para começar a fazer os seus TCC.

A delimitação tema é fundamental, logo, escute ao áudio para compreender como aplicar a regra dos 4, ou seja, como empregar os critérios de delimitação.

Terceiro Passo para começar a fazer TCC

Neste terceiro passo, você verá como começar a fazer o seu TCC no que diz respeito à definição do problema-chave.

Assim, antes de começar a escrever o TCC, busque realizar da forma correta a identificação do problema-chave a ser pesquisado.

Você deve encontrar alguma dúvida na ciência para ser o seu objeto de pesquisa. Assim, questões pacificadas não são aptas a facilitar o seu processo de escrita do TCC.

Diante do exposto, você deve responder à seguinte indagação:

Qual é o principal problema que irei investigar? Qual é a questão que gera debate acadêmico?

Se você encontrar o problema-chave, verificando qual é o ponto central que causa discussão no ambiente científico, você poderá identificar o objeto principal de sua pesquisa.

Quarto Passo para começar a escrever o seu TCC

Você deve estar pensando: Eu até agora não comecei a, efetivamente, escrever, não estou vendo a minha pesquisa se consubstanciar em diversas páginas!

Sim, este artigo está lhe dizendo o que é necessário para começar a escrever o tcc, pois é muito rápido o processo de escrita quando se sabe o que será feito.

Então, ao contrário do que muitos dizem, você não deve começar a escrever desde o início, já que será um tempo e esforço desperdiçados.

Assim, o que estamos querendo dizer é que você precisa se preparar para começar a escrever. É como se fosse uma receita em que primeiro você separa os ingredientes e depois, você os junta para preparar uma refeição.

Neste momento, você precisa separar os ingredientes: tema, delimitação do tema, problema-chave, bibliografia e sumário. 

Com todos estes elementos, você poderá começar a escrever. Se você está se sentindo sem rumo para iniciar o seu TCC, isso se deve ao fato de você não saber por onde começar e nós estamos lhe dizendo quais são os primeiros passos.

Levantamento Bibliográfico: principais estratégias

O quarto passo é o levantamento bibliográfico de maneira eficiente. Você apenas deve iniciá-lo ao ter muita clareza qual é o seu problema-chave.

Ao realizar os três passos anteriores, realize o levantamento bibliográfico da seguinte maneira:

Quinto passo para começar a escrever

Este quinto passo é crucial para que você redija o seu TCC de forma eficiente e com qualidade.

Após separar os principais argumentos, as teorias centrais, os conceitos mais relevantes e as ideias fundamentais para resolverem o seu problema-chave, você poderá elaborar o seu sumário provisório com os tópicos que serão desenvolvidos em seu TCC.

Como o Umberto Eco sempre menciona, quem possui um sumário elaborado, possui o trabalho acadêmico já pronto.

Nós compartilhamos desta ideia, já que o sumário é a concretização da trajetória de seu pensamento para chegar aos resultados esperados em sua pesquisa.

Isso apenas é alcançado por meio de método e por meio da leitura das obras selecionadas no passo 4 deste artigo.

Neste sentido, ressaltamos que ao se elaborar um sumário em que são apontados os principais tópicos da pesquisa para enfrentar o problema-chave, começar a escrever não será difícil.

Assim, primeiro leia o que é essencial para o seu tema, depois pense em começar a escrever.

Se você gosta de já ver algo se realizando, comece a fichar as obras lidas para separar os principais argumentos que serão empregados em sua monografia.

Ao se realizar o fichamento, o processo de escrita torna-se mais fácil ainda e você finalizará muito rápido o seu TCC.

O difícil de começar o TCC está no fato de pouco se saber sobre o assunto, por isso, para resolver este problema, siga os nossos 5 passos na ordem apresentada.

Dessa maneira, nós podemos lhe assegurar que você escreverá muito rápido. E, lembre-se deixe a introdução e a conclusão como última etapa da sua escrita, já que você deve primeiro desenvolver a sua argumentação para depois apresentá-la de forma sintética na introdução e na conclusão. 

Conclusão

tcc como começar a escrever em 5 passos

No nosso artigo, nós quisemos apresentar a maneira correta para poder começar a escrever o seu TCC, pois é frequente a dúvida: como fazer tcc; tcc como começar, tcc como começar a escrever etc; contudo, deve-se compreender que essas indagações são decorrentes do fato de pouco se conhecer acerca do tema e isso apenas pode ser resolvido com a leitura.

Assim, se você seguir os nossos 5 passos, você escreverá de forma rápida e eficiente o seu TCC. Nós lhe garantimos que essa é a maneira de conseguir começar.

Se você gostou deste artigo, por favor, comente e compartilhe com outros acadêmicos, é muito importante ajudarmos ao máximo todos os estudantes que estão neste momento tão importante de suas vidas.

Referências

BECKER, Howard S. Truques da escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos. São Paulo: Zahar, 2015. Disponível para compra em: https://amzn.to/2NtBfvm

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2010. Disponível para comprar em: https://www.amazon.com.br/Como-Se-Faz-Uma-Tese/dp/8527300796

OLIVEIRA, Cristina Godoy Bernardo de – SILVA, Rafael Meira. Tema de TCC: como faço uma boa escolha? São Paulo: Monografia perfeita, 2020. Disponível em: http://monografiaperfeita.com.br/tema-de-tcc-como-faco-uma-boa-escolha/

OLIVEIRA, Cristina Godoy Bernardo de – SILVA, Rafael Meira. Como fazer um TCC em 5 passos. São Paulo: Monografia perfeita, 2020. Disponível em: http://monografiaperfeita.com.br/como-fazer-um-tcc-em-5-passos/

 

Artigos Relacionados do Blog

Responses