Como fazer a Revisão Bibliográfica

Início
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
SUMÁRIO
    Add a header to begin generating the table of contents

    Como fazer a revisão bibliográfica?

    Para discutirmos acerca da revisão bibliográfica, torna-se importante compreender o que é revisão bibliográfica, qual é a função da revisão bibliográfica em um TCC, como iniciar a revisão bibliográfica, o que priorizar e como selecionar as fontes bibliográficas.

    Desse modo, neste artigo, enfrentaremos estes principais tópicos para esclarecermos todos os passos necessários para a elaboração da revisão bibliográfica.

    Veja a seguir o nosso vídeo explicativo acerca da

    O que é revisão bibliográfica?

    A revisão bibliográfica consiste no trabalho de pesquisa científica relativo a revisitar os discursos e os posicionamentos de outros pesquisadores acerca do tema objeto de seu TCC, dissertação de mestrado, tese de doutorado etc.

    Assim, estrutura-se uma visão abrangente correspondente ao tema analisado para observar o atual estado da arte das pesquisas científica sobre o objeto de estudo.

    Qual é a função da revisão bibliográfica?

    Diante do conceito de revisão bibliográfica ou de revisão de literatura, pode-se notar que ela permite analisar os avanços e os retrocessos em relação ao objeto de pesquisa. 

    Além disso, viabiliza a identificação de lacunas e novas perspectivas de enfrentamento dos problema-chave que circundam a temática.

    Quais são os tipos de revisão bibliográfica?

    Para realizar a revisão bibliográfica do tipo expositiva, deve-se ler muitas obras sobre o tema pesquisado, pois, neste tipo de revisão, é necessário analisar e sintetizar as diversas pesquisas relativas ao objeto de pesquisa selecionado.

    O trabalho de leitura e de análise é extenso e. portanto, é necessário existir um período razoável para a investigação.

    No tipo de revisão bibliográfica questionadora, o principal enfoque são as publicações recentes sobre o tema, visto que o seu objetivo central é estabelecer perspectivas futuras acerca da temática, em outros dizeres, busca-se apresentar o caminho a ser percorrido pela ciência nos próximos anos.

    Neste sentido, é importante ressaltar que, neste tipo de revisão bibliográfica, apesar de existir a prioridade à leitura de obras e artigos científicos recentes, não se deve deixar de ler os clássicos, ou seja, os estudos que iniciaram o debate referente ao tema a ser investigado.

    Na revisão bibliográfica histórica, busca-se traçar uma linha do tempo relativa ao desenvolvimento da pesquisa científica sobre determinado tema.

    Dessa maneira, por meio deste tipo de revisão de literatura, é possível identificar avanços e retrocessos. Além disso, é possível notar períodos de ausência de pesquisa.

    Trata-se de um importante trabalho para se compreender os obstáculos encontrados em determinados períodos históricos para o desenvolvimento da pesquisa científica em determinada área.

    Neste tipo de revisão de literatura, a pesquisa possui como principal prioridade captar a mudança no desenvolvimento da pesquisa sobre determinado tema.

    Dessa forma, busca-se compreender os processos de alterações dos rumos da trajetória científica acerca de uma temática específica.

    Como iniciar a revisão de literatura?

    Deve-se, em um primeiro instante, buscar as obras clássicas sobre o tema, isto é, encontre quem foram os primeiros autores a trabalharem a temática que você está investigando.

    Consequentemente, ao se analisar a obra dos clássicos, será possível auferir os principais argumentos e a fundamentação teórica da pesquisa desenvolvida anteriormente.

    Após encontrar as obras clássicas sobre o tema, o que fazer?

    Você deve buscar os artigos e textos posteriores às publicações das obras clássicas.

    Além disso, você deve encontrar obras e documentos recentes (últimos 5 anos) sobre a temática para justificar a relevância da sua pesquisa.

    Quais são as principais fontes para a revisão bibliográfica?

    Dependendo do campo de saber, as fontes são múltiplas, podendo ser filmes, fotografias, obras artísticas etc.

    As fontes mais comuns para um TCC são:

    Quais fontes devo priorizar na minha revisão bibliográfica?

    Tendo em vista que esta pergunta é muito comum entre os jovens acadêmicos, buscaremos respondê-la; contudo, destacamos que é preciso apontar que as principais fontes de pesquisa variam conforme o campo do saber.

    Neste diapasão, uma das principais fontes bibliográficas são os artigos científicos publicados em revistas bem conceituadas no âmbito nacional e internacional.

    Além disso, os livros são outra excelente fonte de pesquisa científica, mas se deve salientar que é preciso utilizar livros argumentativos, não cursos e manuais que possuem textos explicativos.

    Por fim, recomenda-se consultar dissertações de mestrado e teses de doutorado, já que fornecerão outras referências bibliográficas importantes para a sua revisão de literatura.

    devo apenas utilizar obras antigas para a revisão bibliográfica?

    Como saber se o artigo científico será útil para a minha pesquisa?

    Ao se realizar o levantamento bibliográfico para iniciar a leitura e análise das principais obras sobre um tema, é necessário saber se determinada fonte de pesquisa será útil ou não.

    Dessa forma, a melhor maneira a seleção de obras para a sua pesquisa é iniciar pela leitura atenta do resumo dos artigos científicos, já que estes apontarão o tema, o problema-chave, a hipótese de pesquisa, a metodologia e os resultados obtidos.

    Diante do exposto, faça a leitura atenta do resumo dos artigos científicos para separar aqueles que serão relevantes para a sua revisão bibliográfica. 

    Em um segundo instante, inicie a leitura completa e análise aprofundada.

    Conclusão

    Em razão do que fora apresentado, pode-se afirmar que a revisão bibliográfica é muito importante para identificar lacunas nas pesquisas científicas sobre determinado tema.

    Além disso, a revisão da literatura permite que compreendamos a trajetória da pesquisa científica sobre uma temática específica.

    Assim, para sabermos quais serão as perspectivas futuras em relação a determinado tema, objeto de investigação científica, torna-se relevante analisar os trabalhos anteriores, permitindo-se observar a temática sob uma óptica ampla e mais apurada.

    Autores

    Plataformas Monografia Perfeita & Meu Artigo Científico

    Prof. Dra. Cristina Godoy

    Dra. Cristina Godoy

    Prof. Dra. direito usp

    IMG_Rafael_meira_silva_transparente

    Dr. Rafael Meira

    Gestor Codex Data®

    Deixe um comentário

    Click to access the login or register cheese Rolar para cima