Se você quer melhorar a sua escrita científica, aqui é o seu lugar.

Junte-se a mais de 5.000 estudantes e pesquisadores e receba atualizações, artigos, dicas e vídeos que vão elevar o seu patamar de uma forma prática e com ótima qualidade (é grátis)!

Início

O TCC é opcional ou obrigatório?

SUMÁRIO
    Add a header to begin generating the table of contents

    Muitos estudantes se perguntam se o TCC é opcional ou obrigatório, sendo que a resposta é: depende.

    Dessa maneira, falaremos neste artigo sobre a obrigatoriedade do TCC e em quais situações ele é opcional.

    tcc é opcional ou obrigatório
    A escrita do TCC deve ser fluída e deve ser algo que lhe traga satisfação

    Por fim, gostaríamos de ressaltar que, independentemente, da obrigatoriedade do TCC, para que ele seja bem elaborado, é muito importante que você não o considere como um fardo a ser carregado, pois essa sensação se transmite na escrita. Assim, veja o nosso artigo sobre a importância do TCC.

    1. TCC é obrigatório?

    O TCC (trabalho de conclusão de curso) é obrigatório na graduação para que você possa obter o título de bacharel(a).

    Dessa maneira, você não possuirá a possibilidade de escrever ou não o TCC; contudo, dependendo das regras de sua IES (instituição de ensino superior), você poderá escrever em grupo ou individualmente, por exemplo.

    Existem diversos tipos de TCC, sendo que se você quiser saber mais, assista ao nosso vídeo:

    Em suma, caso você esteja realizando o curso de graduação, o TCC será obrigatório para que você obtenha o diploma; contudo, existem diversos tipos de TCC, sendo necessário analisar as normas de sua IES.

    2. TCC é opcional

    Ao falarmos de cursos de pós-graduação lato sensu, como, por exemplo: MBA, cursos de especialização, LL.M etc, nós verificamos que o TCC é opcional desde 2018.

    Com a Resolução n. 01, de 06 de abril de 2018, do Conselho Nacional de Educação, o TCC em programa de pós-graduação passou a ser opcional.

    Embora exista a possibilidade de não optar pela elaboração de TCC, nós consideramos muito importante a realização, em razão dos seguintes aspectos:

    1. Você poderá publicar o TCC como livro após a defesa;
    2. Poderá servir de portfólio para entrevistas de emprego;
    3. Permitirá que mais pessoas conheçam a sua pesquisa e saibam a sua especialidade;
    4. É um facilitador para o ingresso em programas de pós-graduação stricto sensu;
    5. É pontuado na prova de títulos de muitos concursos públicos.

    Diante das razões acima apontadas, esses são alguns motivos que nos fazem afirmar que o TCC deve ser realizado mesmo quando não obrigatório em especializações.

    Imagine que você já realizou as 360 horas/aula de um curso de especialização, você já fez as provas dos módulos e você leu os textos das aulas: qual é o motivo de não escrever o seu TCC, já que será o consolidador de todo o conhecimento adquirido.

    O objetivo de uma pós-graduação lato sensu é torná-lo(a) um(a) especialista, como você poderá assim se intitular, sem possuir uma obra que consubstancie o seu conhecimento.

    Enfim, embora seja opcional na hipótese de pós-graduação lato sensu, consideramos muito importante que você realize o seu TCC.

    3. Conclusões

    Neste artigo, pudemos notar que se o TCC for para a graduação, ele será obrigatório. Por outro lado, caso se trate de TCC para a pós-graduação lato sensu, será opcional.

    Além disso, apontamos que, mesmo sendo opcional, é interessante defender o TCC para a obtenção do título de especialista. Assim, caso esteja pensando em não realizá-lo, reflita com muita calma.

    Por último, lembre-se de que nós possuímos diversos cursos gratuitos e temos o treinamento oficial para te ajudar na elaboração de seu TCC. Temos certeza de que a sua escrita será rápida e eficiente com o nosso método.

    Comentários

    Autores

    Plataforma Monografia Perfeita®

    Prof. Dra. Cristina Godoy

    Profa. Dra. Cristina Godoy

    Direito USP

    IMG_Rafael_meira_silva_transparente

    Prof. Dr. Rafael Meira

    Gestor Codex Data®