Se você quer melhorar a sua escrita científica, aqui é o seu lugar.

Junte-se a mais de 5.000 estudantes e pesquisadores e receba atualizações, artigos, dicas e vídeos que vão elevar o seu patamar de uma forma prática e com ótima qualidade (é grátis)!

Início

O que é TCC: 4 motivos para você fazer um

SUMÁRIO
    Add a header to begin generating the table of contents

    1. Introdução: O que é TCC?

    O trabalho de conclusão de curso (TCC, sigla) é apresentado para a finalização de cursos de graduação e especialização (pós-graduação lato sensu).

    Assim, caso você esteja na Graduação ou na Pós-Graduação Lato Sensu, para você obter o título de bacharel ou especialista, será necessário apresentar o seu TCC.

    Diante do exposto, neste artigo, falaremos o que é TCC, exatamente, qual é o seu objetivo e o porquê de ser importante para a sua carreira profissional.

    2. O que é TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)?

    Os cursos de ensino superior e as especializações possuem a exigência de apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso que se enquadra na categoria de trabalhos acadêmicos.

    Deve-se ressaltar a denominação “trabalho acadêmico”, pois, ao se procurar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) de formatação, você verá que as regras da ABNT que regem o TCC chamam-se de diretrizes de trabalhos acadêmicos.

    Nós possuímos diversos artigos em nosso site sobre as regras de formatação conforme as normas da ABNT. Não deixe de acessá-las.

    O que faz um TCC ser considerado como tal é o emprego da metodologia para o desenvolvimento de sua pesquisa científica.

    Dessa maneira, o TCC será diferente de todos os trabalhos de faculdade, resumos e fichamentos que você já fez, pois ele é dotado de cientificidade, sendo necessário determinar um problema-chave para que você escolha os métodos a serem empregados para encontrar uma solução.

    Neste sentido, o TCC é resultado do desenvolvimento de uma pesquisa científica, sendo submetido perante uma banca (no mínimo, 2 examinadores) de docentes que avaliarão se você cumpriu o requisito principal: a elaboração de um trabalho acadêmico dotado de cientificidade.

    Assim, em termos materiais, o TCC deve se consubstanciar na apresentação de uma pesquisa científica. Já em termos formais, ele possui uma estrutura própria: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais (veja o nosso artigo que explica como montar um TCC).

    Por fim, lembre-se de que, no TCC, você apresentará todo o conhecimento adquirido ao longo de sua graduação e pós-graduação, a sua capacidade crítica e especulativa, a sua desenvoltura para a solução de problemas etc.

    2. O TCC é obrigatório?

    Em razão do que falamos anteriormente, é importante ressaltar a questão concernente à obrigatoriedade do TCC.

    O TCC é obrigatório para cursos de graduação; contudo, a partir da resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018, o Ministério da Educação (MEC) retirou a obrigatoriedade de apresentação de trabalho de conclusão de curso (TCC) para a obtenção do título de especialista.

    Assim, para a obtenção de certificados de Cursos de Especialização, MBA, LL.M etc, não é necessária a apresentação e aprovação de TCC; no entanto, ainda muitos curso de pós-graduação lato sensu exigem o TCC para a obtenção do título de especialista.

    3. 4 Motivos para você se importar com o TCC

    Ao falarmos o que é TCC, ao discutirmos acerca da obrigatoriedade do TCC, ao mencionarmos a estrutura do TCC, talvez ainda não esteja clara a sua importância.

    Desse modo, para que você tenha uma visão geral do que é, verdadeiramente, o TCC, e o porquê de ser tão importante, apresentaremos 4 motivos para você desejar realizar um excelente TCC.

    3.1. Você poderá apresentar o seu TCC em uma entrevista de Trabalho

    mapa mental o que é tcc
    4 motivos para você se importar com ele

    Ao falarmos que o TCC é a apresentação do conhecimento obtido ao longo do ensino superior de forma científica, você deve compreender que, ao se elaborar um excelente trabalho de conclusão de curso, você poderá apresentá-lo em uma entrevista de trabalho para demonstrar as suas habilidades em solucionar problemas, pensar de forma crítica, de escrever de forma clara e saber aplicar métodos para resolver desafios.

    Desse modo, você pode publicar o seu TCC em formato de livro, você pode criar um site e disponibilizar o seu TCC, você pode criar um curso na Udemy com base na investigação realizada em seu TCC etc.

    Há diversas formas de tornar público o seu trabalho e utilizá-lo como portfólio para a sua colocação profissional.

    A Monografia Perfeita preocupa-se com o desenvolvimento das habilidades necessárias para que você se torne um(a) profissional seguro(a) e responsável. Não se trata de técnicas e métodos para reduzir o caminho desta jornada importante para a conclusão de sua graduação, mas a contribuição para que você tenha uma escrita eficiente e aprenda como elaborar um trabalho acadêmico.

    Nós acreditamos que é necessário aprender a estruturar o pensamento de forma lógica, aplicando a metodologia correta, para você poder enfrentar os desafios que a sua profissão lhe apresentará.

    Após utilizar a Máquina de Monografia, você começará a compreender como organizar as suas ideias, como escrever de forma lógica e como resolver o problema-chave de seu TCC.

    3.2. Você poderá receber um prêmio de sua instituição de ensino

    A maioria das instituições de ensino superior (IES) fornecem prêmios, menções honrosas ou destacam em seus sites os melhores trabalhos de conclusão de curso.

    É importante para as Instituições de Ensino Superior apresentarem os melhores trabalhos para poderem mencionar como os seus cursos são bons e formam excelentes profissionais.

    No seu caso, o fato de você obter um prêmio, mesmo que seja uma “placa” com reconhecimento, é muito importante para o resto de sua vida, pois:

    a) Concursos Públicos: Na prova de título, cada premiação obtida garantirá determinada quantidade de pontos que serão relevantes para que você alcance classificações melhores;

    b) CV: Você poderá destacar a sua premiação no seu currículo, demonstrando que você foi um(a) estudante que se destacou e buscou o conhecimento ao longo da graduação ou especialização;

    c) Estudar no Exterior: caso você deseje fazer uma pós-graduação no exterior, lembre-se de que as premiações na graduação e na especialização fazem com que você tenha mais visibilidade e probabilidade a ser selecionado (a);

    d) Bolsas de Pós-Graduação: Ao ser premiado(a) no seu TCC, você poderá destacar este fato para obter maior pontuação e maior probabilidade para conseguir uma bolsa de pós-graduação;

    e) Ingresso na Pós-Graduação Stricto Sensu: muitos programas de Mestrado e Doutorado atribuem mais pontos aos candidatos que receberam prêmios acadêmicos, permitindo com que alcancem melhores classificações nos processos seletivos.

    Enfim, essas são algumas das vantagens que você obterá caso você elabore um TCC de destaque. Não se esqueça, a competição, atualmente, é elevada e você precisa dar o máximo de si para alcançar os seus objetivos profissionais.

    3.3. O TCC será a sua oportunidade de ser avaliado(a) por especialistas no tema

    A banca de TCC pode ser temida por muitos, mas você deveria considerá-la como uma grande oportunidade para o seu progresso profissional.

    A banca do trabalho de conclusão de curso será integrada por especialistas do tema e estes docentes dedicarão parte de seu tema para ler o que você escreveu e fornecer recomendações para você aprimorar a sua pesquisa científica.

    Lembre-se de que, se não fosse a hipótese de ser uma banca de TCC, para receber recomendações e avaliações destes especialistas, você deveria pagar uma hora de consultoria destes especialistas.

    Além disso, você deve recordar que você entrará no mesmo espaço de competição profissional em que estes especialistas já estão inseridos.

    Caso você se preocupe em elaborar um bom TCC, você poderá aprender muito com as considerações apresentadas pelos docentes que integrarão a sua banca examinadora.

    3.4. Muitos títulos de especialista apenas são reconhecidos quando há defesa de TCC

    Se você está em uma pós-graduação lato sensu, tenha muita atenção quanto à exigência do TCC.

    Mesmo que seja opcional a apresentação do TCC, recomendamos que você o apresente, pois, em muitos concursos públicos, o título de especialista (que garante pontos fundamentais para a sua classificação) apenas é reconhecido caso haja a defesa e aprovação de um TCC.

    Além disso, muitas empresas, ao entrevistarem candidatos com MBA, solicitam que seja entregue ou que o cadidato a uma vaga apresente o tema de seu TCC no MBA. Desse modo, você estará em situação de desvantagem se você não o desenvolver, já que não poderá utilizar o seu trabalho de conclusão de curso como um portfólio.

    Em suma, tanto para concursos públicos como para entrevistas de trabalho, o TCC é exigido e pode lhe permitir conquistar a vaga que você tanto deseja.

    4. Conclusões

    Neste artigo, buscamos explicar o que é TCC, mas também tivemos o objetivo de demonstrar a sua importância, para que você não o encare como um obstáculo para a conclusão de seu curso de graduação ou pós-graduação lato sensu.

    Assim, é possível ver que o TCC não é um mero trabalho de conclusão de curso, mas a chave para o seu sucesso como profissional. Aproveite esta oportunidade e busque desenvolver um excelente trabalho.

    Por fim, a Equipe da Monografia Perfeita gostaria de ressaltar que, diante de tanta competição profissional, todos os seus passos devem ser medidos e você deve buscar dar o seu melhor para conseguir obter o seu espaço profissional tão desejado.

    Comentários

    Autores

    Plataforma Monografia Perfeita®

    Prof. Dra. Cristina Godoy

    Profa. Dra. Cristina Godoy

    Direito USP

    IMG_Rafael_meira_silva_transparente

    Prof. Dr. Rafael Meira

    Gestor Codex Data®