Se você quer melhorar a sua escrita científica, aqui é o seu lugar.

Junte-se a mais de 5.000 estudantes e pesquisadores e receba atualizações, artigos, dicas e vídeos que vão elevar o seu patamar de uma forma prática e com ótima qualidade (é grátis)!

Início

O que é projeto de pesquisa? Parte I

SUMÁRIO
    Add a header to begin generating the table of contents

    O objetivo deste artigo é responder a pergunta frequente de vários alunos: O que é projeto de pesquisa? Dessa maneira, apresentaremos uma sucessão de artigos falando sobre o projeto científico para solucionar as suas principais dúvidas.

    1. Qual é o significado do termo projeto?

    foto sobre o que é projeto de pesquisa?
    o_que_e_projeto_de_pesquisa

    O termo projeto representa um conjunto de ações ordenadas para se alcançar determinado fim. Desse modo, é necessário estabelecer os objetivos visados, para, em seguida, estruturar o projeto.

    Diante do exposto, é preciso refletir acerca de cada uma das etapas a serem cumpridas para a realização do projeto e ordená-las conforme a ordem de execução, para que se possa compreender as fases existentes no projeto.

    Em suma, o projeto será organizado conforme as etapas a serem executadas para se alcançar os objetivos estabelecidos previamente. Assim, primeiro é preciso saber os objetivos e depois, ordenar as fases do projeto.

    2. O que é projeto acadêmico?

    De acordo com o que mencionamos, anteriormente, é importante compreender o que é projeto científico.

    Se você for realizar um TCC, uma dissertação de mestrado, uma tese de doutorado etc, você deverá elaborar, previamente, um projeto acadêmico em que você organizará as etapas a serem efetivadas para a elaboração de sua pesquisa.

    Consequentemente, para elaborar um projeto científico, nós sugerimos que você realize as seguintes etapas:

    1. Escolher o Tema e Delimitá-lo;
    2. Definir o problema-chave;
    3. Determinar o objetivo geral e os objetivos específicos;
    4. Selecionar os Métodos adequados para atingir os resultados de sua pesquisa;
    5. Organização do Sumário Provisório, Cronograma de Execução e Recursos e Orçamentos;
    6. Elaboração das Referências Bibliográficas Provisória.

    Assim, ao estruturarmos o projeto, seguindo esta ordem de elaboração, será possível realizarmos o planejamento de nosso trabalho acadêmico de maneira adequada.

    Em suma, ao definirmos os resultados da pesquisa, é fundamental escolhermos os métodos para alcançarmos os escopos do planejamento realizado. Dessa maneira, no próximo tópico, falaremos sobre materiais e métodos para escrevermos um projeto acadêmico.

    3. Projeto Científico: relação entre materiais e métodos

    Neste tópico, desejamos mencionar que, para estruturar o seu planejamento, é preciso filtrar a bibliografia para poder se aprofundar no tema e conseguir estabelecer os resultados pretendidos.

    Neste sentido, primeiro é preciso acessar materiais de caráter explicativo e pedagógico sobre o tema a ser pesquisado. Em seguida, será possível selecionar o debate acadêmico que se pretende enfrentar em seu TCC, dissertação de mestrado ou tese de doutorado.

    A partir deste momento, é viável se aprofundar em bibliografias específicas sobre o tema escolhido. Assim, buscaremos textos argumentativos e selecionaremos os objetivos a serem atingidos na pesquisa.

    Consequentemente, deve-se escolher um método para cada resultado com o intuito de traçar um plano de desenvolvimento da pesquisa científica.

    Dessa maneira, deve-se lembrar de que o método é o caminho a ser percorrido para se alcançar os resultados pretendidos. Por conseguinte, deve-se escolher o melhor método para cada objetivo descrito em seu projeto científico.

    Por fim, deve-se ressaltar que o nosso artigo sobre Materiais e Métodos debate, especificamente, sobre as fases para o refinamento da bibliografia de sua pesquisa científica.

    4. Conclusões

    Em razão do que fora exposto, esperamos que tenhamos esclarecido sobre o significado de projeto acadêmico para TCC, dissertação de mestrado e tese de doutorado.

    Caso você tenha gostado, solicitamos que comentem e compartilhem este artigo para que possamos ajudar cada vez mais os jovens pesquisadores. E, recomendamos que acompanhe os próximos artigos que publicaremos sobre projeto científico.

    Comentários

    Autores

    Plataforma Monografia Perfeita®

    Prof. Dra. Cristina Godoy

    Profa. Dra. Cristina Godoy

    Direito USP

    IMG_Rafael_meira_silva_transparente

    Prof. Dr. Rafael Meira

    Gestor Codex Data®