[ Lista de Símbolos ] 1 Vídeo Explicativo + Modelos

Início
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
SUMÁRIO
    Add a header to begin generating the table of contents

    Observações preliminares

    A lista de símbolos segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é o tema desta publicação.

    Série Breves Lições para uma Monografia Perfeita

    Na nossa Série Breve Lições para uma Monografia Perfeita, primeiro, assista a um vídeo contendo a explicação de como organizar uma lista de símbolos utilizando o método fácil ou o método difícil.

    No método fácil, será construída a lista de símbolos do seu TCC em menos de 1 minuto, sendo que esta lista já sairá formatada de acordo com as normas ABNT de 2019. Dessa maneira, utilize a Máquina de Monografia e você fará, rapidamente, os elementos pré-textuais de seu trabalho acadêmico.

    Por outro lado, no método difícil, nós explanaremos, se você preferir, como montar a sua lista de símbolos do TCC conforme as normas da ABNT empregando o Word, editor de texto, com frequência, utilizado pelos estudantes.

    Vejamos!

    Antes de começarmos, apenas gostaríamos de mencionar que outras séries de vídeos serão publicadas em breve, como, por exemplo, a série Projeto de Pesquisa, a Série Trabalho de Faculdade, a série Referências Bibliográficas etc.

    Dessa forma, siga o nosso canal e inscreva-se, selecionando o sino, além de assinalar como gostei no vídeo do YouTube para que possamos postar cada vez mais vídeos interessantes e objetivos.

     

    Qual é a norma da ABNT que dispõe acerca das listas de símbolos?

    A norma da ABNT é a NBR 14724/2011 que disciplina a matéria concernente às listas de símbolos de um trabalho acadêmico.

    Exemplo e modelo de lista de símbolos ABNT para TCC

    Definição e Requisitos

    O que é uma lista de símbolos ABNT?

    Constitui um elemento opcional apresentado após a lista de abreviaturas e siglas (se houver). No entanto, caso não haja lista de abreviaturas e siglas, a lista de símbolos será inserida após a lista de tabelas. Se também não houver lista de tabelas, deverá ser apresentada após a lista de ilustração. Por fim, caso não haja lista de ilustrações, deverá aparecer depois do resumo em língua estrangeira.

    O que deve conter na lista de símbolos segundo a ABNT?

    Deve ser organizada conforme a ordem de apresentação do texto, sendo apontado o respectivo significado após se inserir um espaçamento de 2 “TAB’s” (= 2,5 cm) entre o símbolo e seu significado.

    Exemplo:

    O(n)        Ordem de um algoritmo

    O que são símbolos?

    Os símbolos são sinais que substituem o nome de algo ou de uma ação, portanto, eles otimizam a leitura, porque sintetizam um conteúdo, por exemplo, no termo Monografia Perfeita®, o último “r” em ® significa, então, “marca registrada”.

    Como fazer a lista de símbolos?

    O título em negrito será Lista de Símbolos. Após, deve-se colocar o símbolo. Por fim, deve-se dar um espaçamento (2,5 cm) e, então, escrever por extenso o significado daquele símbolo.

    Exemplo de estrutura:

    Lista de Símbolos

     

    ºC                   Graus Celsius

    A                    Área média da seção de ruptura (cm2)

    pH                  potencial hidrogeniônico do solo

    Como formatar as listas de símbolos?

    Papel e cor de fonte

    A cor da fonte é preta, o papel deverá ser branco ou reciclado, no formato A4 (21 cm X 29,7 cm).

     

    Fonte

    A fonte deve ser Times New Roman ou Arial tamanho 12.

    Margens

    As margens do anverso são:

    Esquerda: 3 cm;

    Direita: 2 cm;

    Superior: 3 cm;

    Inferior: 2 cm.

     

    Espaçamento

    Todo o texto deve conter espaçamento entre linhas de 1,5.

     

    Indicativo de Seção

    Conforme o item 5.2.3 da NBR 14724/11, não há indicativos numéricos nos títulos das listas de símbolos.

     

    Método fácil de formatação

    Ao se elaborar o trabalho acadêmico, despontam-se muitas dúvidas e indagações de como fazer cada um dos elementos que integram o TCC. Desse modo, a Equipe da Monografia Perfeita oferece suporte online para solucionar todas as suas questões quanto a redigir e formatar sua monografia. Além disso, são apresentados vídeos explicativos, tutoriais, áudios e ferramentas de bate-papo, para que você não gaste tempo procurando por respostas.

    No que tange à lista de símbolos, trata-se de um elemento opcional que apenas é apresentado em trabalhos acadêmicos que possuem mais de um símbolo ao longo do texto. Os assinantes do Plano Avançado poderão contar com atendentes online e webinars agendados para que seja possível enviar para a gráfica uma monografia perfeita.

    Além disso, tendo em vista o nosso comprometimento com o seu sucesso, os aplicativos de nossa Plataforma possuem uma estrutura que facilitará a sua organização e automatização da escrita:

    1. Um vídeo explicativo para cada dia de pesquisa;

    a.1) 7 vídeos que explicam como elaborar o Projeto de Pesquisa;

    a.2) 7 vídeos que auxiliam na redação de seus Trabalhos de Faculdade;

    a.3) 15 ou 30 dias para TCC.

    1. B) um áudio explicativo de como escrever cada um dos parágrafos, ou seja, você contará com:

                b.1) 35 áudios para Projetos de Pesquisa;

                b.2) 35 áudios para Trabalhos de Faculdade;

                b.3) mais de 100 áudios para cada capítulo do TCC.

    1. C) um editor de texto para formatar seu trabalho, automaticamente, conforme as normas ABNT:

                 c.1) com perguntas e respostas para cada parágrafo após serem ouvidos os respectivos áudios;

                 c.2) com 4 opções de texto científico para auxiliar a redação para começar ou finalizar cada parágrafo de forma rápida.

     

    É possível trabalhar e fazer o TCC ao mesmo tempo?

    Realizar uma monografia é difícil em razão das diversas atividades paralelas a serem efetuadas pelos alunos e alunas, como, por exemplo, na maioria das vezes, trabalha-se, escreve-se os trabalhos de faculdade, estuda-se para as provas da faculdade etc. Desse modo, organização é tudo, sendo que nós cuidamos disso para você.

    Desse modo, a Plataforma da Monografia Perfeita apresenta um método fácil e, consequentemente, eficaz para conciliar todas as atividades a serem executadas pelos estudantes.

    Você pode pensar como isso é possível? A rapidez e a facilidade na escrita é decorrente da previsibilidade de cada frase e da organização do pensamento.

    Método difícil de formatação

    Caso o método difícil seja a sua escolha, você poderá preparar a lista de símbolos com o Microsoft Word. Assim, usaremos a versão mais recente para explicar e fornecer cada um dos passos.

    Ademais, se você desejar receber todas as nossas instruções para fazer a lista de símbolos no Word, envie-nos um e-mail  ([email protected]) ou entre em contato com o nosso suporte online (no canto inferior direito da sua tela), pois, será um prazer poder fornecer as explicações necessárias e oferecer, gratuitamente, o modelo mais adequado às características de seu trabalho acadêmico.

    Observe, contudo, que o tempo necessário para formatar no Word a lista de símbolos é 20 minutos.

    Vídeo Explicativo – Lista de Símbolos: o que é e quando utilizá-la?

    Conclusão

    Todas as suas dúvidas referentes a Listas de Símbolos foram solucionadas? Caso não, entre em contato conosco pelo suporte online e nós lhe ajudaremos rapidamente.

    Caso queira nos acompanhar, inscreva-se no nosso canal do Youtube, pois sempre haverá novos vídeos da Série Breves Lições para uma Monografia Perfeita e visite a nossa página www.monografiaperfeita.com.br para experimentar a nossa Máquina de Monografia, a solução definitiva para um TCC de sucesso.

    Assim como você aprendeu sobre as Listas de Símbolos, você também tem à sua disposição outras séries de vídeos-tutoriais rápidos para os nossos aplicativos 100% gratuitos, por exemplo, a Série Breves Lições para Projeto de Pesquisa Perfeito, a série para Trabalho de Faculdade e a série para Referências Bibliográficas.

    Além disso, você também pode contar com outras ferramentas do Método Codex Data® como a plataforma Meu Artigo Científico para a redação de outros trabalhos acadêmicos mais específicos como artigos científicos e resenhas críticas.

    Finalmente, agradecemos por seguir esta explicação da Plataforma da Monografia Perfeita e nos encontramos no próximo elemento pré-textual: sumário.

    Observação: para nos enviar sugestão de tema, envie-nos uma mensagem para: [email protected] ou pelo nosso formulário de contato.

    Autores

    Plataformas Monografia Perfeita & Meu Artigo Científico

    Prof. Dra. Cristina Godoy

    Dra. Cristina Godoy

    Prof. Dra. direito usp

    IMG_Rafael_meira_silva_transparente

    Dr. Rafael Meira

    Gestor Codex Data®

    Deixe um comentário

    Click to access the login or register cheese Rolar para cima