Vamos estudar a introdução nesta publicação. Mas, antes, devemos rever tanto a estrutura das monografias e trabalhos de conclusão de curso (TCC) conforme a ABNT, como alguns conceitos importantes para prosseguirmos.
Qual é a estrutura do trabalho acadêmico?
Em todos trabalhos acadêmicos, há a parte externa e a parte interna. Dessa forma, conforme as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a estrutura do trabalho acadêmico deve seguir uma organização formada por diferentes elementos.
Como podemos observar nas publicações anteriores, possuímos 3 elementos textuais: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Além disso, há 13 elementos pré-textuais, que já analisamos nas matérias anteriores, e mais 5 elementos pós-textuais, que também são estudados nesta Série de Breves Lições da Monografia Perfeita no Blog da Monografia Perfeita.
Dessa forma, vamos começar a entender o que são elementos textuais e quais são as características de cada um deles.
O que são elementos textuais em um TCC?
É importante mencionar que, conforme a ABNT NBR 14724: 2011, os elementos textuais são a “parte em que é exposto o conteúdo do trabalho”.
Dessa forma, o texto argumentativo desenvolvido por você configura-se como elemento textual. A apresentação de seu trabalho acadêmico (introdução), o texto dissertativo argumentativo de cada um dos capítulos (desenvolvimento) e os resultados finais atingidos em sua pesquisa (conclusão) integram os elementos textuais, sendo que a ABNT possui algumas regras para padronizá-los conforme percebemos em nossas publicações específicas para cada uma delas.
Por fim, é preciso destacar que todos os elementos textuais são obrigatórios.
Tendo em vista que sabemos o que são os elementos textuais, vamos analisar quais são os elementos textuais de uma monografia bem escrita. Dessa forma, nas próximas publicações, vamos ver como se faz uma introdução, o que a conclusão é para o trabalho, como fazer o seu leitor continuar a leitura do desenvolvimento sem perder o interesse etc.
Quais são os elementos textuais de um trabalho acadêmico?
Como vimos, anteriormente, os elementos textuais são: introdução, desenvolvimento e conclusão. Vejamos, detalhadamente, o primeiro deles.
O que deve conter na introdução?
A introdução é um elemento textual de grande relevância, pois conterá a justificativa do tema (motivo da escolha do tema e a sua relevância), os objetivos gerais e específicos da monografia, a exposição da questão-chave a ser analisada ao longo do texto do TCC, a metodologia empregada e a concatenação lógica de cada um dos capítulos.
Recomenda-se que a hipótese de trabalho seja apresentada na introdução. Além disso, lembre-se de que a introdução é fundamental para cativar seus leitores e a banca examinadora e para apresentar o seu ponto de vista em relação ao problema central estudado em sua monografia.
A introdução possui em média de 3 até 8 páginas, dependendo da necessidade de explicar a metodologia utilizada. É claro que pode ser menos ou mais, pois não há nenhuma regra da ABNT impondo limitação de número de páginas.
Quais são as normas ABNT para a introdução?
A norma da ABNT que disciplina a matéria referente aos elementos pré-textuais, textuais (inclusive sobre introdução) e pós-textuais é a NBR 14724:2011.
Playlist no YouTube com Vídeo Explicativo:
https://www.youtube.com/watch?v=nZbu2ccEdqk&list=PLJlj2SZwOYDFG7RGecduzDwBN_0-DDcmq&index=17&t=0s
Se você gostou desta publicação, não deixe de conferir os 10 passos para uma Monografia Perfeita que preparamos para você.
Referências Bibliográficas:
Serviço de Documentação e Informação da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Comentários
Muito maravilhosa essa explicação.
Boa tarde, Fernanda,
Agradecemos o seu comentário e ficamos contentes em saber que a explicação foi clara.
Qualquer dúvida ou se desejar sugerir temas para os próximos posts, por favor, escreva-nos!