Glossário: o que é e como formatar
O glossário é elemento opcional, sendo empregado caso existam palavras na monografia que não possuam um significado que seja, facilmente, compreendido.
Para evitar erros de interpretação em relação às palavras usadas, é importante elaborar o glossário para deixar claro o sentido dos termos técnicos utilizados.
No mesmo sentido, palavras estrangeiras utilizadas no trabalho acadêmico também devem constar no glossário.
Segundo a norma ABNT NBR 14724, glossário é: “relação de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições”.
Principalmente, em monografias na área de filosofia, sociologia, pedagogia, letras etc, verifica-se a necessidade de se adicionar um glossário, pois, em muitas hipóteses, é utilizado um referencial teórico que emprega determinadas palavras com um sentido específico, tornando-se importante apresentar o exato significado dos termos utilizados no TCC.
Exemplo de Glossário fornecido pela norma ABNT NBR 14724:2011
Deslocamento: Peso de água deslocada por um navio flutuando em águas tranquilas.
Estilo de formatação
Por fim, ressalta-se que o tamanho da fonte no glossário é 12 (Times New Roman ou Arial), com espaçamento de 1,5 entre linhas.
Vídeo Explicativo
https://www.youtube.com/watch?v=a9rxLTG9vyU&list=PLJlj2SZwOYDFG7RGecduzDwBN_0-DDcmq&index=21&t=0s
Caso queira saber mais, visite o Blog da Monografia Perfeita e, se você procura um passo-à-passo, veja nossa publicação sobre os 10 passos para uma Monografia Perfeita.
Comentários