Os 3 elementos textuais da Monografia: Conclusão

Conclusão ABNT

Observações Preliminares

Estudaremos nesta publicação como fazer a conclusão do seu TCC. Observamos que, nesta Série Breves Lições da Monografia Perfeita, estudamos todos os elementos obrigatórios e facultativos que devem constar de todos os trabalhos acadêmicos conforme previsto pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Para acompanhar as nossas publicações, não deixe de acompanhar o Blog da Monografia Perfeita.

Como fazer a conclusão do TCC?

Como vimos, anteriormente, os elementos textuais são: introdução, desenvolvimento e conclusão. Vejamos, detalhadamente, a conclusão:

A conclusão é a parte fundamental na monografia, pois deve expor os resultados atingidos e deve finalizar toda a argumentação estruturada para defender uma ideia.

Não se deve introduzir ideias novas na conclusão, deve-se fechar a linha de raciocínio apresentada ao longo dos capítulos.

Não se recomenda finalizar a conclusão com uma citação, já que é necessária a apresentação do pensamento do autor ou da autora da monografia. Deve-se ter como principal foco apresentar os resultados finais alcançados que são considerados relevantes.

Não copie resultados apresentados, escreva de outra forma o que você demonstrou anteriormente, com o enfoque dirigido a encerrar o debate referente ao tema discutido em sua monografia. Os parágrafos devem ser curtos e informativos, não devendo conter novos dados, comentários ou discussões já apresentadas anteriormente.

Dessa forma, pense em uma frase interessante que consiga representar todas as suas reflexões demonstradas no texto.

Playlist no YouTube com Vídeo Explicativo:

https://www.youtube.com/watch?v=2YUX470B1V0&list=PLJlj2SZwOYDFG7RGecduzDwBN_0-DDcmq&index=19&t=0s

Se você gostou desta publicação, não deixe de conferir os 10 passos para uma Monografia Perfeita que preparamos para você. 

Referências Bibliográficas:

ABNT

Serviço de Documentação e Informação da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Biblioteca Florestan Fernandes – FFLCH/USP

Artigos Relacionados do Blog

Responses