[ ANEXO ABNT ] Como fazer em seus trabalhos acadêmicos?

Anexo ABNT

Anexo ABNT: conceito e formatação

O Anexo ABNT é elemento opcional que corresponde a textos ou a documentos de autoria de terceiros que foram utilizados na monografia e configuram-se como relevantes para a compreensão do trabalho.

Além disso, facilitam a fluidez da leitura, não quebrando o corpo do texto com tabelas, ilustrações, formulários etc.

De acordo com a norma ABNT NBR 14724: 2011, anexo é “texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração”.

Assim, deve ser precedido da palavra ANEXO (todas as letras maiúsculas), identificado por letras maiúsculas ordenadas de forma consecutiva, travessão e o título descritivo do anexo. 

Caso as letras do alfabeto esgotem-se, você deverá utilizar letras maiúsculas dobradas.

EXEMPLO:

ANEXO A – Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT)

 Vídeo Explicativo:

https://www.youtube.com/watch?v=trBr8Bf9S3o

Quando é adequado utilizar o Anexo?

Primeiramente, cumpre-se salientar que o anexo ABNT deve ser empregado quando você quer comprovar suas afirmações por meio de um documento elaborado por terceiros.

Como a extensão do texto que se deseja apresentar ao leitor é muito elevada, o estudante deve optar em inserir o documento no anexo.

Posso inserir uma decisão judicial no corpo do texto de minha monografia?

Não se deve inserir uma decisão judicial longa no corpo do texto de uma monografia.

Assim, você pode apresentar trechos da decisão judicial para comprovar seus argumentos, mas, caso deseje apresentar uma página de um voto de um Desembargador ou Desembargadora, você deverá inserir o documento no anexo ABNT.

Qual deve ser o tamanho do documento a ser apresentado?

Primeiramente, cumpre-se ressaltar que não existe uma regra da ABNT que estabeleça o tamanho mínimo e máximo de um documento inserido nos ANEXOS de uma monografia.

Assim, deve-se usar o bom senso para avaliar a situação.

Se você deseja apresentar um tratado internacional que fundamenta o seu posicionamento no TCC, você deve o inserir no anexo, pois, os tratados são longos e quebrariam a fluidez da leitura se estivessem no corpo do texto.

Por outro lado, se você apenas quer citar um artigo de uma lei, não é necessário apresentar a Lei no Anexo ABNT.

Em via de regra, o que os avaliadores das bancas costumam utilizar como critério é: se o documento apresentado ocupar mais do que a metade da página, deverá ser apresentado no Anexo ABNT.

Considerações Finais

Caso queira saber mais, visite o Blog da Monografia Perfeita e, se você procura um passo-a-passo, veja nossa publicação referente aos 10 passos para uma Monografia Perfeita.

Finalmente, cumpre-se salientar que a próxima publicação tratará da elaboração e da formatação do índice da Monografia Perfeita.

Referências Bibliográficas

 

Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná

Monografias Brasil Escola

Artigos Relacionados do Blog

Responses