Se você quer melhorar a sua escrita científica, aqui é o seu lugar.

Junte-se a mais de 5.000 estudantes e pesquisadores e receba atualizações, artigos, dicas e vídeos que vão elevar o seu patamar de uma forma prática e com ótima qualidade (é grátis)!

Início

Materias e Métodos TCC: 3 fases relevantes

SUMÁRIO
    Add a header to begin generating the table of contents

    Neste artigo, falaremos como selecionar materiais e métodos TCC, durante o processo de elaboração de seu projeto de pesquisa. Para podermos apresentar este tema, será importante dividir o processo de levantamento bibliográfico em 3 fases, pois a busca de referências bibliográficas é diferente em cada uma delas.

    1. Fase 1: Escolha do Tema e Materiais utilizados

    Em um momento incial, você ainda não sabe qual será o tema desta pesquisa. Desse modo, você buscará por uma temática interessante e que lhe gere curiosidade. Para saber mais acerca dos 12 passos para a elaboração de um TCC, acesse o nosso artigo.

    Para selecionar o material necessário para a escolha do tema do TCC, você iniciará a busca por meio de fontes doutrinárias de cunho mais geral, ou seja, manuais, tratados, cursos, enciclipédias, dicionários da área estudada etc. Assim, você verificará quais são as perspectivas acadêmicas dadas a determinado assunto e poderá se aprofundar em uma temática que lhe cause interesse.

    Diante do exposto, nesta primeira fase, a partir de uma área de interesse para pesquisar, você começará a estudar o assunto e descobrir o debate científico existente. Consequentemente, caso você queira escrever sobre democracia, por exemplo, você poderá buscar no dicionário de ciências políticas de Norberto Bobbio o verbete relativo à democracia e descobrir as discussões doutrinárias sobre este assunto.

    2. Fase 2: Estabelecimento do Problema-chave

    Ao selecionar um tema geral a ser pesquisado, você buscará livros e artigos científicos mais específicos sobre o tema selecionado. Desta forma, você poderá compreender melhor o debate existente no âmbito acadêmico.

    A partir deste instante, você conseguirá restringir cada vez mais o seu tema e estabelecer o problema-chave de seu TCC (trabalho de conclusão de curso). Ao se identificar uma pergunta a ser respondida pela sua pesquisa, você terá definido o seu problema-chave.

    Por conseguinte, será possível pensar acerca dos resultados pretendidos pela sua pesquisa ao enfrentar o problema-chave e, portanto, você buscará os métodos apropriados para encontrar os resultados almejados.

    3. Fase 3: Método e Levantamento Bibliográfico

    Por último, é necessário refinar a bibliografia, buscando monografias e textos científicos sobre o tema delimitado escolhido por você.

    Dessa maneira, ao se escolher o(s) método(s) a serem empregados em sua pesquisa, você poderá aplicá-los para selecionar os materiais a serem consultados na sua pesquisa.

    Deve-se lembrar de que, no projeto de pesquisa, você apresentará uma bibliografia preliminar e, aos poucos, você obterá novas fontes bibliográficas.

    Neste sentido, caso você queira saber mais, assista ao nosso vídeo:

    4. Conclusões

    Em decorrência do que apresentamos, é possível verificar que há fases de construção do conhecimento. Em geral, partimos de textos mais gerais e de cunho pedagógico e nós caminhamos, gradativamente, para materiais mais específicos e científicos.

    Esperamos que tenha gostado. Caso ache este conteúdo relevante, compartilhe para que possamos ajudar cada vez mais jovens pesquisadores.

    Comentários

    Autores

    Plataforma Monografia Perfeita®

    Prof. Dra. Cristina Godoy

    Profa. Dra. Cristina Godoy

    Direito USP

    IMG_Rafael_meira_silva_transparente

    Prof. Dr. Rafael Meira

    Gestor Codex Data®