Se você quer melhorar a sua escrita científica, aqui é o seu lugar.

Junte-se a mais de 5.000 estudantes e pesquisadores e receba atualizações, artigos, dicas e vídeos que vão elevar o seu patamar de uma forma prática e com ótima qualidade (é grátis)!

Início

Dicas: justificativa de projeto de pesquisa

SUMÁRIO
    Add a header to begin generating the table of contents

    Neste artigo, veremos três dicas importantes para que você elabore uma excelente justificativa de um projeto de pesquisa.

    O projeto de pesquisa consiste em uma proposta de desenvolvimento de sua pesquisa científica, indicando os seguintes pontos: título, tema, delimitação do tema, hipótese de pesquisa, justificativa, objetivo (geral e específico), metodologia e métodos, referencial teórico (opcional), recursos (opcional), plano de trabalho (opcional), cronograma de exercução e bibliografia.

    Deve-se ressaltar que os itens apontados como opcionais, dependendo da área de pesquisa e da Instituição de Ensino Superior (IES), são elementos obrigatórios no projeto de pesquisa.

    Dessa forma, confira as regras da sua IES para confirmar quais são os elementos fundamentais no projeto de pesquisa exigido antes de iniciar o TCC (trabalho de conclusão de curso)

    Ademais, lembre-se de que o projeto de pesquisa é fundamental para organizar as suas ideias, definir o tema a ser pesquisado e receber a indicação de um orientador ou uma orientadora.

    Por fim, é importante salientar que um projeto de pesquisa bem elaborado permite uma melhor execução de sua pesquisa, logo, melhores resultados na finalização de seu TCC.

    1. Justificativa de um Projeto: O que é?

    A justificativa de um projeto consiste na exposição da relevância da pesquisa científica a ser desenvolvida.

    Diante do exposto, você deverá explicar o porquê da sua escolha do tema a ser desenvolvido em sua pesquisa.

    Assim, será importante expor o porquê de ser relevante o tema, qual é a discussão acadêmica existente e qual é a contribuição fornecida à comunidade científica pela sua pesquisa.

    Ao falarmos em originalidade, deve-se ressaltar que se trata de um item obrigatório caso seja um projeto de pesquisa doutoral.

    Para saber mais, assista ao vídeo da profa. Cristina Godoy Bernardo de Oliveira, que explica acerca da justificativa de um projeto:

    Justificativa de um Projeto de Pesquisa

    2. 3 Dicas para elaborar uma excelente justificativa

    elementos da justificativa de projeto
    Elementos da Justificativa de Projet de Pesquisa

    Caso você tenha dificuldade acerca de como elaborar a justificativa do projeto, siga as nossas dicas e você conseguirá escrever facilmente:

    1. Escreva a justificativa após delimitar o tema de pesquisa, estabelecer a hipótese de pesquisa (quando cabível) e definir o problema-chave, pois, dessa maneira, será mais fácil expor a relevância da pesquisa científica com base na discussão acadêmica existente;
    2. Em seguida, inicie o primeiro parágrafo da justificativa explicando o porquê da sua pesquisa ser relevante para a comunidade científica, ou seja, pense de que forma você contribuirá ao debate acadêmico;
    3. Por fim, não se esqueça de ressaltar qual é a discussão acadêmica em que se insere a sua pesquisa e quais serão os benefícios advindos do resultado de sua pesquisa científica.

    Por fim, lembre-se de que a justificativa do projeto de pesquisa deve possuir no máximo de 3 páginas. Dessa forma, você deve buscar explicar a relevância da pesquisa de maneira objetiva e direta.

    3. Conclusões

    Realizar o projeto de pesquisa pode ser um desafio, mas a Equipe da Monografia Perfeita desenvolveu um método que lhe ajudará a organizar as suas ideias e a escrever de maneira científica e eficiente.

    Diante do exposto, lembre-se de que a justificativa do projeto não se resume à explicação do porquê de você escolher determinado tema de pesquisa, mas qual é o motivo de sua pesquisa ser relevante para o debate acadêmico.

    Em suma, apenas escreva ao possuir clareza sobre o tema delimitado, o problema-chave e a hipótese de pesquisa, já que são pressupostos para a elaboração da justificativa.

    Comentários

    Autores

    Plataforma Monografia Perfeita®

    Prof. Dra. Cristina Godoy

    Profa. Dra. Cristina Godoy

    Direito USP

    IMG_Rafael_meira_silva_transparente

    Prof. Dr. Rafael Meira

    Gestor Codex Data®