Google Scholar: 2 razões para usá-lo

Início
SUMÁRIO
    Add a header to begin generating the table of contents

    Neste artigo, falaremos sobre o Google Scholar: 2 razões para usá-lo. Assim, será apontada a sua utilidade como ferramente de busca para pesquisas acadêmicas e para o aumento de visibilidade das produções realizadas pelos pesquisadores.

    Desse modo, falaremos acerca de algumas características do Google Scholar, denominado em português de Google Acadêmico, e discutiremos as suas duas funções principais.

    mapa mental com características do google scholar
    Mapa Mental: Google Acadêmico

    1. O Que é Google Scholar?

    Trata-se de uma ferramenta de pesquisa desenvolvida pelo Google que facilita a localização de publicações acadêmicas (relatórios, artigos, livros e trabalhos) em periódicos de natureza científica ou em outros repositórios.

    Chama-se Google Scholar por ser de origem estrangeira, sendo que, em português, é denominado de Google Acadêmico.

    Diante da conceituação, cumpre-se verificar quais são as principais vantagens de se utilizar esta importante ferramenta.

    2. O que é possível encontrar no Google Acadêmico?

    No Google Scholar, pode-se encontrar diversos tipos de produções acadêmicas, como, por exemplo: relatórios, anais de congressos, artigos científicos de diversos, resenhas críticas, teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso (TCC), periódicos eletrônicos, livros, repositórios digitais etc.

    Diante do exposto, trata-se de uma ferramenta importante para realizar o levantamento bibliográfico de sua pesquisa científica.

    Neste sentido, lembre-se de que é necessário registrar e catalogar de forma correta o levantamento bibliográfico realizado para que você desenvolva o seu trabalho acadêmico de forma eficiente.

    Além disso, é importante ressaltar que saber onde procurar os materiais científicos para o desenvolvimento da pesquisa e compreender como realizar o registro de seu trabalho que está em andamento é muito importante para a pesquisa bibliográfica, principalmente, para a revisão de literatura.

    Para saber como registrar e catalogar a sua pesquisa, fichamentos realizados, capítulos escritos etc, assista ao nosso vídeo:

    Registro da Pesquisa Científica

    3. Vantagens do Google Acadêmico

    Após compreendermos o que é o Google Scolar, torna-se importante discutirmos acerca das vantagens de seu emprego.

    Assim, verificaremos que existem duas possibilidades de empregar a seu favor esta ferramenta: para aumentar a visibilidade de suas produções e para encontrar diversos textos argumentativos para o desenvolvimento de sua pesquisa científica.

    3.1. Visibilidade das Produções Científicas

    Como se mencionou diversas vezes no site e no Canal do Youtube da Monografia Perfeita, a ciência cumpre o seu objetivo quando alcança a pesquisa alcança a sociedade e a comunidade acadêmica.

    Como a internet faz com que tenhamos acesso a um volume elevado de dados, torna-se cada vez mais difícil tornar pública e visível a sua pesquisa científica.

    Dessa forma, o Google Scholar é uma excelente ferramenta para auxiliar o aumento da visibilidade de suas publicações científicas.

    Além disso, cumpre-se destacar que o Google Acadêmico também permite que o pesquisador ou a pesquisadora acompanhem o impacto de suas pesquisas, pois, é possível verificar quantas vezes a sua produção científica foi citada, em que regiôes do Brasil etc.

    Diante do exposto, pelo Google Scholar, você poderá acompanhar o aumento do impacto de suas pesquisas científicas.

    3.2. Facilidade para o Levantamento Bibliográfico

    O Google Acadêmico também auxiliar no levantamento bibliográfico dos pesquisadores, já que há uma elavada quantidade de produções acadêmicas registradas nesta plataforma de busca.

    Além disso, deve-se salientar que é uma ferramenta gratuita e o seu banco de dados é atualizado constantemente.

    Por fim, é importante ressaltar que o Google Acadêmico é uma ferramenta de busca importante para os pesquisadores; contudo, não é a única e não se deve restringir ao seu uso.

    É necessário buscar outras fontes bibliográficas: livros clássicos na biblioteca da sua Instituição de Ensino Superior (IES), artigos científicos em revistas pagas e fechadas, repositórios que não estão disponíveis no Google Scholar etc.

    4. Conclusões

    Neste artigo, o enfoque foi apresentar o Google Acadêmico e indicar as suas duas principais vantagens: ferramenta de busca e aumento de visibilidade.

    Caso você seja um pesquisador ou uma pesquisadora iniciante, trata-se de uma ferramenta que lhe ajudará muito no levantamento bibliográfico.

    Por fim, ao defender o seu TCC, não se esqueça de buscar fornecer visibilidade ao seu trabalho acadêmico, contribuindo para com a comunidade científica.

    Autores

    Plataforma Monografia Perfeita®

    Prof. Dra. Cristina Godoy

    Profa. Dra. Cristina Godoy

    Direito USP

    IMG_Rafael_meira_silva_transparente

    Dr. Rafael Meira

    Gestor Codex Data®

    Comentários

    Receba nossasmelhores dicas!

    Como fazer TCC, Artigo, Monografia, Fichamento, Resumo, Resenha e muito mais.