Como escolher o tema do TCC Direito?

Início
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
SUMÁRIO
    Add a header to begin generating the table of contents

    Download Gratuito... 12 Dicas Essenciais

    17343

    Grátis! Como Fazer seu TCC do ZERO

    Neste artigo, veremos as principais técnicas para você escolher o tema do TCC Direito da forma correta.

    Desse modo, ao falarmos de temas jurídicos, primeiramente, precisaremos compreender o que caracteriza um TCC da área do Direito.

    Em seguida, estudaremos como escolher um tema de TCC de maneira científica.

    Escolha do Tema Jurídico de TCC

    Ao se questionar como escolher o tema de TCC Direito, o jovem pesquisador deve compreender qual é o objeto de análise da pesquisa científica na área jurídica.

    Além disso, torna-se necessário compreender o que é Direito, em outros dizeres, o que diferencia um trabalho jurídico dos demais?

    Neste sentido, cumpre-se mencionar que a indagação: O que é Direito? Gera grande debate acadêmico e não possui uma resposta fácil.

    Por outro lado, para podermos falar sobre as especificidades da escolha do tema de TCC Direito, é preciso partir de um lugar comum para iniciarmos o presente artigo.

    Como escolher o tema do TCC direito?

    O termo Direito pode significar (BARRAL, 2010, p. 36):

    Diante das diversas possibilidades de se compreender o sentido de Direito, a maneira como se realizará a pesquisa jurídica será afetada.

    Desse modo, caso você busque analisar um problema de inconstitucionalidade de uma norma, você efetuará uma pesquisa bibliográfica para estudar o fenômeno jurídico.

    Por outro lado, se você investigar uma questão conectada à ideia de justiça, você poderá realizar uma pesquisa empírica. Assim como é possível realizar uma pesquisa bibliográfica.

    Da mesma maneira, se você analisar o Direito como fato social, você poderá realizar uma pesquisa de campo e utilizar o método estatístico para analisar os dados colhidos.

    Em suma, de acordo com a perspectiva adotada no que concerne ao conceito de Direito, você conduzirá um tipo de pesquisa e selecionará determinados tipos de métodos de procedimento.

    Em decorrência do que fora exposto, a escolha do tema jurídico de TCC gerará reflexos quanto ao tipo de pesquisa e aos métodos escolhidos.

    Adicionalmente, é importante ressaltar que a pesquisa bibliográfica é o tipo de pesquisa mais empregado na ciência jurídica, uma vez que é o principal para estudar o Direito como conjunto de normas de um Estado.

    Por fim, torna-se relevante salientar que o tema, para ser jurídico, deve abordar uma dessas perspectivas e não pode se distanciar da ideia de que a conexão com outras áreas do saber não deve descaracterizar o enfoque jurídico necessário para a condução da pesquisa.

    Características do tema jurídico de TCC

    mapa mental de tema de tcc em direito

    Tema Acessível e Factível

    Primeiramente, cumpre-se mencionar que o tema jurídico deve ser viável de ser investigado, ou seja, você necessita possuir condições de acessar o material de pesquisa concernente à temática escolhida.

    Diante do exposto, você não pode escolher um tema cujo material é sigiloso para garantir a segurança nacional, por exemplo, você não pode investigar questões referentes aos contratos administrativos de compra de armamentos pelo exército, uma vez que você não poderá acessar os detalhes destes contratos.

    Além disso, você deve observar se você possui condições para analisar, interpretar e debater o tema em questão.

    Por conseguinte, por exemplo, caso você escolha um tema relativo ao instituto do trust na Common Law, você deverá ler textos em inglês. 

    Caso você não saiba inglês, isso será um impeditivo para a sua pesquisa, pois textos relevantes do assunto não foram traduzidos para o português.

    Consequentemente, nem sempre é um obstáculo o desconhecimento de língua estrangeira para a realização da pesquisa científica; contudo, o seu TCC Direito ficará prejudicado se:

    a) As fontes primárias estiverem na língua estrangeira desconhecida pelo estudante;

    b) O referencial teórico escrever em uma língua que o pesquisador não domina.

    Por conseguinte, é necessário ao menor possuir o conhecimento instrumental da língua para desenvolver a pesquisa científica sobre determinado assunto.

     

    Tema Específico

    Como se mencionou diversas vezes, quanto mais especificado o tema, melhor será a pesquisa.

    Desse modo, você deve restringir ao máximo o tema para conseguir realizar a pesquisa, pois temas muito amplos não permitem que você esgote a análise da bibliografia necessária.

    Adicionalmente, os estudantes de direito possuem a tendência de escolherem temas ambiciosos; contudo, deve-se ressaltar que um TCC Direito para a graduação ou para a pós-graduação não visa a elaborar uma tese, mas a enfrentar um problema de forma científica.

    Ademais, é importante lembrar de que o prazo para a elaboração de um trabalho de conclusão de curso é de 6 meses em média, logo, você não pode escolher um tema do TCC amplo demais com um prazo tão exíguo.

    Por fim, busque responder a uma pergunta apenas e defenda uma ideia. Evite escolher temas amplos, como: democracia na América Latina, Eleições Presidenciais no Brasil, Parlamentarismo, Controle de Constitucionalidade etc.

     

    Tema Interessante

    Conforme se observa no vídeo da profa. Dra. Cristina Godoy Bernardo de Oliveira, docente da Universidade de São Paulo, o tema deve gerar interesse, curiosidade e vontade de se aprofundar.

    Assim sendo, não escolha um tema que desagrade ou que nunca foi de seu interesse>

    Neste sentido, é importante destacar que muitos estudantes de direito querem escrever sobre um tema atual e que está sendo, amplamente, debatido.

    No entanto, não decida o seu tema em razão da atualidade ou de uma possível perspectiva profissional, uma vez que o principal é realizar uma excelente pesquisa científica.

    Além disso, todos os temas são importantes e poderão causar interesse a terceiros se você elaborar uma pesquisa de qualidade.

    Diante do exposto, é relevante destacar que há um risco em escolher um tema muito atual:

    Possibilidade de risco: Imagine uma decisão no TJSP que está causando muito debate; porém, ela poderá ser reformada no STF, por exemplo, Dessa forma, você poderá desenvolver uma pesquisa completa sobre a sentença no Tribunal de Justiça; contudo, na véspera de sua defesa, ela é reformada pelo Supremo Tribunal Federal,

    Como você pode observar, temas muito atuais também podem se tornar desatualizados rapidamente, logo, não conduza a sua pesquisa por este critério.

    Finalmente, salienta-se que o seu histórico acadêmico contribui muito para a escolha do tema, pois, se você participa de um Grupo de Pesquisa sobre o Ativismo Judicial, significa que você identificou afinidade ao tema, já iniciou a leitura específica sobre o assunto, logo, é um excelente tema de TCC em direito.

    Estrutura Física para desenvolver o Tema TCC

    Tendo em vista o que fora acima articulado, outro aspecto fundamental, para se responder a pergunta relativa a como escolher o tema do TCC Direito, é a disponibilidade física para o desenvolvimento da pesquisa do TCC.

    Dessa maneira, veja se você terá, a sua disposição, recursos para desenvolver a sua pesquisa, como, por exemplo: livros, relatórios, documentos históricos, arquivos oficiais etc.

    Por conseguinte, pesquisas na área de História do Direito, por exemplo, são as mais delicadas neste quesito, visto que é importante observar se os documentos são acessíveis, principalmente, pelo fato de existirem muitos documentos que não foram ainda digitalizados.

    Ademais, é necessário verificar qual é o autor ou a autora que é a “principal autoridade no assunto”. A partir desta informação, é preciso saber se a biblioteca da sua faculdade disponibilizará as obras deste autor ou desta autora.

    Adicionalmente, nota-se uma crescente tendência em se utilizar a Lei de Acesso a Informação (LAI) para obter determinadas informações para a condução da pesquisa.

    Desse modo, é importante que você verifique se essas informações serão fornecidas pelo órgão público que responderá a solicitação.

    Em razão deste fato, busque realizar a consulta 20 dias (prazo máximo para receber a resposta) antes de ser necessário iniciar a elaboração de seu projeto de pesquisa de TCC Direito, para você observar se será possível conduzir a sua pesquisa científica.

    Por fim, deve-se mencionar que, em razão da pandemia, conforme a Medida Provisória (MP) 928 de 2020 (suspende os prazos para as respostas aos pedidos de informação), esta exigência de se fornecer uma resposta em 20 dias conforme a LAI não está sendo aplicada devido às dificuldades decorrentes da realização de serviço em home office.

     

    TCC quem escolhe o tema?

    Se uma das características principais do tema do TCC é a existência de interesse em pesquisar, o tema apenas pode ser escolhido por você.

    Assim, os estudantes devem buscar o tema por meio das considerações que foram acima apontadas: existência de afinidade com o tema, condições materiais para realizar a pesquisa, escolha de um tema factível etc.

    Diante do que foram explicado, os temas TCC Direito são variados; contudo, compete apenas ao jovem pesquisador escolhê-lo.

    Não selecione um tema em razão da linha de pesquisa de um docente mais simpático, uma vez que, se você não gostar do tema, será muito difícil e cansativo escrever o seu TCC.

    Consequentemente, primeiro, escolha o tema e, depois, busque um orientador ou uma orientadora.

    Enfim, as escolhas de sua pesquisa devem ser feitas, integralmente, por você!

    TCC qual o melhor tema?

    Se você busca saber qual é o melhor tema do TCC após ler este artigo, recomendamos que faça a releitura do mesmo, pois a resposta é simples: o melhor tema é aquele que você possua vontade de pesquisar, que seja factível e o mais específico possível.

    Caso você tenha atendido a todos os requisitos acima apresentados, você escolheu o melhor Tema TCC Direito.

    Desse modo, não se preocupe com outros aspectos: se o tema é popular, se é um tema que está sendo discutido na mídia, se o tema será desenvolvido em sua atividade profissional etc.

    Conclusões

    Em virtude do que fora acima articulado, nota-se que a escolha do tema do TCC depende de diversos critérios, sendo que o principal é a afinidade que você possui, ou seja, se você possui vontade de pesquisar o tema escolhido.

    Embora o critério fundamental para a escolha do tema TCC Direito seja o interesse do estudante, deve-se salientar que se o desenvolvimento da pesquisa não for factível ou caso não haja condições materiais para realizá-la, será necessário pensar em outro tema.

    Finalmente, cumpre-se ressaltar que a escolha do tema de TCC Direito deve ser sempre realizada por você e ninguém mais!

    Visite a nossa Página no Pinterest: https://pin.it/68aeUOg

    Referências Bibliográficas

    BARRAL, Welber. Metodologia da Pesquisa Jurídica. Belo Horizonte: Del Rey, 2010.

    ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2020.

    Download Gratuito... 12 Dicas Essenciais

    17343

    Grátis! Como Fazer seu TCC do ZERO

    Autores

    Plataformas Monografia Perfeita & Meu Artigo Científico

    Prof. Dra. Cristina Godoy

    Dra. Cristina Godoy

    Prof. Dra. direito usp

    IMG_Rafael_meira_silva_transparente

    Dr. Rafael Meira

    Gestor Codex Data®

    Deixe um comentário

    Click to access the login or register cheese

    Conteúdo Altamente Especial

    Acesse o Vídeo Agora...

    Você está a 1 passo do segredo...

    Rolar para cima