Se você quer melhorar a sua escrita científica, aqui é o seu lugar.

Junte-se a mais de 5.000 estudantes e pesquisadores e receba atualizações, artigos, dicas e vídeos que vão elevar o seu patamar de uma forma prática e com ótima qualidade (é grátis)!

Início

3 Dicas Rápidas de Citação

SUMÁRIO
    Add a header to begin generating the table of contents

    1.     O que é citação?

    Antes de apresentarmos algumas dicas rápidas para se realizar a citação de forma correta, vamos entender o seu significado.

    A citação é a transcrição ou a paráfrase de determinada passagem de uma obra e/ou artigo alheio.

    Ela deve sempre ser seguida da referência da fonte em que se extraiu o trecho transcrito. Dessa forma, você deve atentar à norma ABNT NBR 6023: 2018 relativa às referências.

    A sua principal função é esclarecer e corroborar com determinado argumento defendido em sua monografia. Para mais informações sobre as normas aplicáveis, consultar o sítio eletrônico do Sistema Integrado de Bibliotecas.

    O uso das citações no texto deve ser equilibrado. Caso procure um aplicativo que organize todo o seu texto com citações, incluindo todos os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais conforme as normas ABNT, teste gratuitamente a Máquina de Monografia.

    2. Dica 1 – O que evitar nas citações?

    Deve-se evitar o uso exagerado de apuds (citação da citação), pois o texto perderá a sua credibilidade acadêmica, visto que o autor da monografia não teve contato direto com as fontes primárias utilizadas na monografia.

    TCC em 30 dias

    2.1 O que é o apud?

    O uso do apud significa que o autor está utilizando uma citação empregada por outro autor, reproduzindo a mesma intenção do autor citado. Em outras palavras, o apud não revela a leitura do autor da monografia em relação à passagem utilizada, sendo apenas a reprodução do entendimento de determinado autor. Desse modo, o apud é um indicativo de que o trabalho de pesquisa não foi adequado.

    3. Dica 2 – O que sempre fazer nas citações?

    No corpo do texto da monografia, as citações devem estar em português. Se você não utilizar um texto traduzido, isto significará que você fez a tradução livre deste, devendo-se colocar este indicativo. Além disso, caso deseje que seu leitor veja a passagem na língua estrangeira, a nota de rodapé é o local adequado para ser feita a transcrição.

    Se for necessário o emprego de citações diretas curtas, isto é, com menos de três linhas e inseridas entre aspas duplas, a fonte do texto terá tamanho 12. Já no caso da citação direta longa é seguido o tamanho 10, sem aspas, para a fonte com recuo de 4 cm do texto sempre ordenadas conforme Norma ABNT NBR 10520.

    Por outro lado, a citação indireta é a paráfrase de determinado trecho utilizado, logo, segue o tamanho da fonte e a formatação do respectivo parágrafo. Ademais, é muito importante sempre incluir os respectivos número da página e o ano de publicação.

    4. Dica 3 – Quando colocar colchetes?

    Caso você considere oportuno inserir comentários ou complementos dentro do texto da citação para permitir uma melhor compreensão de seu leitor, coloque os acréscimos feitos por você entre colchetes. O objetivo é possibilitar a identificação do que é a transcrição do texto do autor citado e o que é o seu texto. Para mais informações sobre o emprego de colchetes, veja o estudo referido aqui.

    5. Considerações Finais da Equipe da Monografia Perfeita

    O emprego moderado das citações é de extrema importância para corroborar a autoridade das suas afirmações. Caso você queira conhecer uma maneira muito prática de aplicar todo o seu conhecimento sem se preocupar com as normas ABNT, experimente a nossa Máquina de Monografia.

    Com esse inédito aplicativo, você conseguirá desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso do começo ao fim com muita facilidade e já formatado automaticamente conforme as Normas ABNT. Caso prefira, aceite o nosso Desafio dos 15 dias ou o Desafio dos 30 dias para ir da Capa até as referências bibliográficas com o nosso aplicativo exclusivo.

    Acompanhe nosso blog da Monografia Perfeita para ver, dentre muitas outras informações, exemplos sobre como aplicar cada um dos elementos obrigatórios e não obrigatórios para um trabalho de conclusão de curso (TCC) ideal.

    Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe este post.

    Caso tenha sugestão de tema, por favor, envie-nos uma mensagem para [email protected] ou entre em contato pelo nosso formulário.

    Autores: Dra. Cristina Godoy Bernardo de Oliveira & Dr. Rafael Meira Silva

    Comentários

    Autores

    Plataforma Monografia Perfeita®

    Prof. Dra. Cristina Godoy

    Profa. Dra. Cristina Godoy

    Direito USP

    IMG_Rafael_meira_silva_transparente

    Prof. Dr. Rafael Meira

    Gestor Codex Data®