Se você quer melhorar a sua escrita científica, aqui é o seu lugar.

Junte-se a mais de 5.000 estudantes e pesquisadores e receba atualizações, artigos, dicas e vídeos que vão elevar o seu patamar de uma forma prática e com ótima qualidade (é grátis)!

Início

Curso de Escrita Científica

SUMÁRIO
    Add a header to begin generating the table of contents

    O curso escrita científica para TCC, Artigo, Monografia, Projeto, Resenha e Resumo é um dos nossos cursos mais procurados e não é à toa: a escrita científica realmente traz vários benefícios para o futuro ou a futura profissional, e, nesse post, eu vou lhe explicar o que é o escrita científica, como funciona a organização do texto científico na prática e como você pode começar a escrever hoje mesmo.

    Existem três razões principais pelas quais o estudante ou pesquisador procura o nosso curso de escrita científica:

    Se esse for o seu caso, leia esse artigo com bastante atenção, porque nós vamos explicar, detalhadamente, como e o porquê da escrita científica ser extremamente eficiente para resolver essas três demandas do(a) estudante.

    Mas, antes, vou lhe contar um pouco da nossa experiência pessoal com a escrita científica e com o curso de escrita científica.

    Apesar da nossa formação com graduação e doutorado e mesmo tendo pesquisado e escrito diversos artigos e monografias no Brasil e no exterior ao longo dos anos, nós mesmos não tínhamos definido uma prática que realmente facilitasse o nosso dia-a-dia.

    Como a maioria dos pesquisadores e professores, nós não víamos muita relevância em organizar ainda mais a nossa escrita científica, ou mesmo em aproveitar os benefícios textuais que na época a gente já sabia que a organização da escrita científica poderia nos proporcionar. O problema é que a gente estava sempre “muito ocupado” com o trabalho, aulas, casa… Enfim, a escrita organizada não era a prioridade das nossas próprias vidas.

    Se você tiver interesse, pode conhecer um pouco mais da nossa história no link “sobre os autores” aqui no blog.

    Mas, para resumir a conversa, nós só começamos a praticar a organização da escrita científica depois de termos um grande projeto de pesquisa internacional reprovado, e na nossa opinião, esse problema aconteceu em decorrência de uma escrita monótona, frustrante e sem objetivo, tanto para nós, quanto para os nossos avaliadores. Desde então, nós prometemos que não deixaríamos isso acontecer no nosso próximo projeto de pesquisa, ou artigo, ou monografia.

    Alguns colegas e mesmos alunos nos contavam as histórias do antes e depois de conseguirem organizar a sua escrita científica, e você sabe como estudante é, estudante conta tudo com detalhes. Eles falavam dos elogios dos orientadores, da nota alta dada pela banca e das reações e elogios da família.

    Apenas ouvindo as histórias deles já nos deixava muito interessados, com um olhar de curiosidade e, ao mesmo tempo, de tristeza porque, até então, infelizmente aquela não era a nossa realidade: nunca tínhamos certeza se os nossos trabalhos seriam ou não aprovados.

    Até que um dia nós cansamos apenas ouvir as histórias e tentamos experimentar a organização da escrita com antecedência.

    E nós não sabíamos o que nós estávamos perdendo…

    A verdade foi que, em pouco tempo, a organização da escrita científica mudou a nossa vida, nós começamos a nos sentir mais confiantes, nossas avaliações melhoraram, e nós começamos ter mais reconhecimento em nossa área tanto no Brasil quanto no exterior. Desde então nós decidimos que deveríamos ensinar isso para mais alunos e pesquisadores, porque, se aquilo nos ajudou tanto, nós sabíamos que poderia ajudar outras pessoas.

    Desde então, já são mais de 10 anos ensinando a organização da escrita científica para milhares de estudantes e pesquisadores, e sabe o que aconteceu? Nós estávamos certos, a organização da escrita científica mudou a vida dos nossos alunos também!

    O reconhecimento de todo esse trabalho quando falamos do curso de escrita científica para TCC, Artigo, Monografia, Projeto, Resenha e Resumo:

    Nós adoramos o nosso trabalho como autores e nada nos deixa mais satisfeitos do que ler comentários como esses acima. O reconhecimento e o sucesso do trabalho são tão grandes que, hoje, contamos com alunos já aprovados nas maiores universidades do Brasil: USP, Mackenzie, Unip, Estácio e muitas outras.

    Por que todos os estudantes deveriam praticar a organização da escrita científica?

    Diga-me o que acontece quando você não estuda antes da prova? Naturalmente, se você nunca estudou um assunto, a tendência é que você não saberá responder as perguntas da sua avaliação. Nosso cérebro é como uma máquina muito capaz e que trabalha constantemente para nos ajudar a organizar nossas ideias (e de graça…), mas, se você nunca soube como transformar essa capacidade em realidade, a tendência é que o seu raciocínio não está pronto para escrever de maneira científica.

    Em outras palavras, o estudante ou pesquisador que não aprende a ler, a pesquisar, a organizar a sua argumentação, tende a sofrer com a escrita do seu TCC, do seu artigo ou monografia, ou seja, não sabe defender as suas ideias por meio de um texto bem feito. Nós já escrevemos um post sobre como organizar o seu TCC aqui no blog, mas eu vou passar um breve resumo aqui para você entender como isso funciona na prática.

    Por que isso atrapalha significativamente a qualidade do seu texto acadêmico como o artigo ou monografia?

    Primeiro, porque, quando a sua argumentação é fraca, os seus leitores (orientador e avaliadores da banca) perceberão rapidamente que você não se dedicou suficientemente, ou mesmo que tenha lido e tentando fazer o certo, o resultado não foi o esperado. Outros sintomas comuns são a falta de boas referências bibliográficas, indícios de plágio e dificuldade para conectar os parágrafos. Afinal, quem é que vai concluir da maneira correta, por exemplo, o seu TCC ou artigo ou monografia, se não consegue estruturar, conectar e apresentar todos os argumentos favoráveis e contrários?

    Esse foi o motivo para nós gravarmos um vídeo lá no nosso canal do YouTube para indicar quais são os 5 sinais de que você pode estar sofrendo falta de organização de escrita científica. Confira se esse for o seu caso.

    Não é a toa que mais de 14.000 alunos não conseguiram concluir o Ensino Superior em 2020. Além disso, de cada 100 brasileiros com mais de 25 anos, apenas 16,5% concluiu o Ensino Superior. Isso tudo, acredite, é refletido na sua escrita: são menos pessoas instruídas, menos livros para você consultar, menos pessoas que entendem o que você está, de fato, fazendo na faculdade ou no TCC…

    A verdade é: esse é um assunto complexo e que acarreta diversos e graves problemas na vida dos alunos e pesquisadores como: vergonha, falta de confiança, baixa autoestima, sentimento de impotência, falta de desejo de continuar os estudos e tudo isso reflete na vida pessoal e profissional (foi o que aconteceu no nosso primeiro projeto de pesquisa).

    Ao contrário do que a maioria dos estudantes e pesquisadores pensa, esse processo de falta de organização da escrita científica não acontece apenas com os “maus” alunos, porque, mesmo os bons alunos, por mais dedicados que sejam, também sentem dificuldade no momento de colocar as ideias no papel. Faça as contas: o brasileiro lê, em média, 2 livros por ano… mas, o seu TCC, por exemplo, deve ter, pele menos, 30 referências bibliográficas. A pergunta é: quantos livros você leu do começo ao fim nos últimos 4 anos mesmo estando na faculdade ou na pós-graduação?

    Os problemas ficam mais evidentes e preocupantes quando chegamos no ano de entrega do TCC, que é o momento em que essas dificuldades seja o acesso, a leitura ou a pesquisa começam a ficar evidentes seja para você seja para o seu orientador

    O estudante mal consegue selecionar o que vai ler para escrever o seu artigo ou monografia, porque, na verdade, ele pouco leu ou se aprofundou. Isso acontece porque esse estudante não recebeu a orientação correta, mas ele está tão mal acostumado a ser “aprovado” usando apenas as anotações do caderno que não percebe que, para escrever um artigo ou monografia, terá, de fato, que saber selecionar e ler livros, artigos e resenhas por exemplo. Esse problema é mais comum do que você imagina.

    De fato, na última pesquisa do IBGE à qual nós tivemos acesso pelo Instituto Pró-Livro, apenas 7% dos brasileiros que leram algum livro o fizeram por exigência de algum curso, ou seja, é quase certo de que mais de 90% dos alunos vão sofrer desse problema muito incômodo, diga-se de passagem, e que poderia ser facilmente evitado com a adoção de um método de escrita científica muito simples e eficaz.

    Dúvidas sobre a organização da escrita científica

    Nós imaginamos que você já deve ter entendido a importância e os benefícios da organização da escrita científica, mas pode ser que você tenha algumas dúvidas que vamos esclarecer a seguir.

    Se você assistiu ao vídeo acima, você percebeu que a organização da escrita científica traz sim, muitos benefícios para o TCC, para a sua (futura) profissão e até mesmo para a autoestima do estudante, que resgata a sua confiança já nas primeiras páginas escritas.

    Os benefícios são muitos, mas nós precisamos alertar você, porque a escrita científica precisa ser feita com a orientação e o acompanhamento certos. Se você não teve isso na faculdade ou se você não teve tempo suficiente com o seu orientador, é melhor você começar a se preocupar com isso.

    Nós somos graduados e doutores, somos especializados em metodologia e escrita científica, estudamos novas técnicas de pesquisa para graduação e pós-graduação para entender como os alunos podem elaborar melhores trabalhos acadêmicos seja monografia, artigo, resenha, resumo ou fichamento. O nosso objetivo é orientar os nossos alunos do curso de organização de escrita científica com propriedade.

    Não basta comprar livros, receber meia dúzia de orientações do orientador e começar a escrever seus textos intuitivamente.

    A escrita científica somente será a sua aliada se praticada da maneira correta, caso contrário, a prática poderá ser perigosa e até mesmo resultar em efeitos contrários aos desejados, como plágio, incoerência na argumentação, e até mesmo reprovação sumária na banca diante da sua família.

    Nós falamos isso porque, há algum tempo, estamos assustados com a quantidade de informações de qualidade duvidosa sobre como fazer TCC ou qualquer outro trabalho acadêmico na Internet.

    Foi exatamente por isso nós escrevemos um texto completo para tirar todas as suas possíveis dúvidas. Confira:

    Os resultados podem variar conforme o tema e a sua leitura prévia, mas o comprometimento com passo-a-passo é o fator de maior importância. Em sua maioria, os alunos já conseguem escrever as primeiras páginas nos primeiros dias e terminam tudo em 15 dias com dedicação de 4 horas por dia.

    Sim, tudo o que você precisará fazer será orientado do começo ao fim, então, você vai aprender a selecionar e aproveitar cada livro ou artigo em benefício do seu texto para que ele seja 100% original e tenha uma excelente estrutura argumentativa.

    Sim, qualquer pessoa é capaz de seguir o nosso método de escrita científica. Você perceberá que é algo bem simples e que o mais importante está na consistência ao longo dos dias. Não tem mágica, tem dedicação. Hoje, temos alunos e alunas que vão desde os 20 anos até os 50 anos.

    Sim, o objetivo do curso e dos treinamentos e mostrar para você que, se seguir o passo-a-passo, o seu trabalho acadêmico preencherá todos os requisitos necessários para conseguir a aprovação. Embora a nota máxima não seja garantida, porque depende de muitos fatores, é comum os nossos alunos nos dizerem que conseguiram a nota 10 em seus trabalhos.

    Sim, a apresentação do TCC é uma preocupação de todos os estudantes, mas, se o TCC escrito estiver bem feito, a apresentação oral será apenas uma consequência. Para os alunos que concluem o treinamento da escrita conosco, já fornecemos um modelo de apresentação em 15min em PowerPoint para que você nem precise se gastar tempo: você apenas terá que incorporar algumas informações que você já fez na ordem dos slides que indicarmos.

    Muitos alunos cometem plágio não intencional mesmo quando são cuidadosos. O motivo é o não conhecimento de técnicas de escrita que, se aplicadas conforme mostraremos no treinamento, garantem com 100% de certeza que o seu texto não será considerado plágio seja pelos seus examinadores ou por qualquer software ou inteligência artificial.

    Sim, você escreverá 100% do seu trabalho na plataforma online da Monografia Perfeita®, então, o nosso sistema já vai ajustar para você todo o seu texto para as regras da ABNT. Você não precisará se preocupar com formatação em qualquer momento. São quase 30 tipos de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais: todos já estarão pré-prontos para você. Você apenas vai informar os seus dados em um formulário e os seus documentos serão gerados (capa, folha de rosto, folha de aprovação, referências bibliográficas, índice, glossário, lista de símbolos etc.).

    O motivo é: o método científico facilita o entendimento do seu texto. O método organiza a forma como você vai apresentar as suas ideias e, por isso, as chances de qualquer pessoa entender o que você defende no seu texto são maiores. Assim, se você sabe argumentar utilizando um método científico, maior será a sua chance de convencer de que o seu ponto de vista está correto.

    Sim, praticamente todos os nossos alunos nos relataram que não teriam feito o texto com a mesma qualidade sem utilizar o nosso método de escrita científica. Você vai perceber a diferença logo no primeiro parágrafo. Todo o sistema foi pensado e desenvolvido por professores que também são orientadores da graduação ao doutorado, então, acredite: tudo o que é esperado de você está lá pronto para você usar.

    Sim, muitos alunos pensam que precisam de 30 dias ou 2, 3 ou 6 meses para escrever. Mas, a verdade é: quanto tempo de dedicação você terá em cada dia? Você terá orientação online de professores que vão guiar a sua escrita do começo ao fim? Quanto vale o seu tempo? A nossa proposta é orientar a sua escrita para que você consiga terminar um artigo de 20 a 25 páginas ou uma monografia de 50 a 81 páginas em apenas 15 dias. Perceba: não importa o número de páginas, porque o mais relevante é a organização que você terá para escrever. Além disso, acredite, a estrutura inteira já estará pronta para você, o que corresponde a quase 50% do seu texto. É por isso que chamamos os nossos aplicativos de Máquina de Monografia, Máquina de Artigo Científico, Máquina de Projeto de Pesquisa etc.

    Sim, para falar a verdade, se você seguir à risca, nenhum trabalho seu terá qualquer erro. Esse é o motivo para muitos alunos nos relatarem que conseguiram a nota máxima. Nós orientamos a sua escrita linha por linha e, com a utilização dos nossos modelos de texto para cada um dos parágrafos, as chances de erro são mínimas.

    Sim, a nossa proposta foi montar um sistema tão fácil e rápido de aprender a utilizar que mesmo o jovem ou a jovem estudante conseguirá aproveitar todos os recursos que disponibilizamos para que o seu trabalho, seja TCC, artigo, monografia, resenha ou resumo seja considerado excelente. O diferencial será a sua personalidade, as suas ideias, o seu pensamento. Todo o restante é algo que já está pronto para você nos treinamentos práticos.

    Sim, metade dos nossos alunos já trabalham ou fazem estágio. A ideia é justamente essa: você poderá aproveitar a sua experiência profissional e trazer para o seu texto. No treinamento, nós mostramos como fazer isso. A maior parte dos alunos que conseguem a nota máxima trabalham em período integral e fazem os seus trabalhos seguindo o nosso método nos finais de semana e nos feriados até completarem os 15 dias de dedicação.

    Sim, o nosso sistema foi estruturado por professores de metodologia científica para que qualquer trabalho acadêmico possa ser feito utilizando o nosso método de escrita científica, então, desde a revisão de literatura, passando pela pesquisa qualitativa até a pesquisa bibliográfica, tudo pode ser feito em qualquer um dos nossos treinamentos práticos: artigo, monografia, resumo, resenha, fichamento etc.

    Sim, você poderá fazer 100% do seu trabalho utilizando o nosso passo-a-passo. Desde a escolha do tema do seu TCC, passando pelo referencial teórico, a hipótese de pesquisa até a redação completa do seu artigo ou monografia. Não se preocupe: está tudo lá. Basta seguir sem pular as etapas.

    Sim, a nossa plataforma é toda organizada para que você consiga escrever cada artigo ou capítulo aproveitando o que você já sabe. Você não precisa descartar o que já fez, principalmente se você já leu bastante sobre um assunto. Você será orientado a reorganizar as suas ideias que você já tem para aproveitá-las em um novo texto mais estruturado e adequado ao que o seu orientador espera de você.

    Sim, nós vamos orientar você mostrando como escolher o seu referencial teórico e, além disso, como aproveitar o mesmo livro ou artigo para encontrar, pelo menos, metade de todos os demais trabalhos que você utilizará no seu TCC. Você não precisa inventar. Você apenas precisa entender como fazer e tudo ficará muito fácil.

    Você terá uma aula específica e muito objetiva para cada um dos 15 dias. O objetivo é lhe dar uma tarefa para você cumprir no dia. Além disso, nos dias em que você for escrever o seu texto, você também terá áudios explicativos para cada um dos parágrafos. Também, você terá o suporte online da nossa equipe de professores, ou seja, você nunca estará sozinho ou sozinha.

    Sim, você terá suporte online durante toda a sua jornada com a nossa equipe de professores, então, não se preocupe. Basta seguir o passo-a-passo e, se você precisar de ajuda, estaremos lá para lhe orientar em tudo o que você precisar. Estamos sempre online pelo WhatsApp ou Messenger, pelos Webinars Semanais e por e-mail.

    Sim, o nosso método de escrita é suficiente para ajudar você para que consiga fazer qualquer trabalho acadêmico desde a graduação até a pós-graduação (especialização e mestrado). No momento, apenas não temos treinamentos específicos para o doutorado.

    Como funciona o curso da escrita científica?

    Além das dúvidas sobre a escrita científica em si, nós também costumamos receber várias dúvidas em relação ao funcionamento do nosso curso online: Treinamento Completo para Escrita Científica do Projeto ao TCC, Artigo ou Monografia, Resenha ou Resumo.

    Leia o texto abaixo com atenção para você entender exatamente como o curso funciona e se ele estará alinhado com a suas expectativas.

    O curso é 100% online, entregue em vídeo-aulas práticas e didáticas por meio de uma plataforma exclusiva para os estudantes e pesquisadores, sendo protegida por login e senha. Assim que você concluir o pagamento, você irá receber os dados de acesso imediatamente em seu e-mail.

    Todas as aulas do curso são rápidas e práticas, porque sabemos que todos estão trabalhando ou ainda estão terminando sua graduação ou pós e, por isso, possuem outras aulas para assistir. No curso, nós disponibilizamos um cronograma específico para cada treinamento conforme a sua necessidade (TCC, artigo, monografia etc.), sendo que o prazo, em geral, é de 15 dias para absolutamente tudo. Depois disso, você continua com acesso a todas as aulas do curso, além dos bônus adicionais da turma em que você se inscrever.

    Sim, o nosso sistema funciona bem em qualquer dispositivo: celulares, tablets, computadores e notebooks. Além disso, se você enfrentar qualquer dificuldade de acesso, nós temos uma equipe de suporte para lhe auxiliar por e-mail ou por telefone.

    E-mail: [email protected]

    • Suporte especializado com professores de metodologia aptos a tirar suas dúvidas técnicas;
    • Apostilas, infográficos, mapas mentais e materiais complementares para download;
    • Acesso a comunidade do Facebook com nosso acompanhamento pessoal;
    • Convite para aulas especiais ao vivo para os alunos via Hangout;
    • Vídeo-palestras oferecidos como bônus na turma em que você se inscrever.

    Não é incomum nós recebermos estudantes que já tiveram experiências negativas com outros cursos para escrita científica. A diferença básica é: nós não ensinamos apenas a técnica escrita, nós ensinamos uma metodologia para que você consiga adaptar à prática da sua escrita e, inclusive, por meio dos nossos aplicativos exclusivos (Máquina de Monografia, Máquina de Artigos, Máquina de Projetos de Pesquisa etc.).

    O segredo do nosso método no curso de organização da escrita científica é o nosso cronograma de escrita para cada tipo de trabalho: nós não ensinamos apenas a teoria, mas sim o passo-a-passo do começo ao fim.

    Além disso, nós já fizemos centenas de eventos, palestras e atendimentos como professores de metodologia em diversas áreas e cursos. Essa experiência nos permitiu enriquecer o conteúdo do curso em abordamos não apenas a teoria, mas a prática diária da escrita que se transformam em muitas páginas com ótima qualidade e profundidade de argumentação, e isso faz toda a diferença na opinião dos nossos alunos e alunas.

    Cada aluno e aluna é único e vai responder ao curso de uma maneira diferente, mas o fato é: colecionamos centenas de relatos com respostas incríveis dos nossos alunos do curso de escrita científica e, ainda, contamos com todo o respaldo de anos de estudos e pesquisa no Brasil e no exterior sempre nas melhores instituições de ensino superior.

    Mesmo assim, não existe a possibilidade de garantia de resultados: você precisa seguir o passo-a-passo e, se precisar, estaremos sempre ao seu lado para lhe ajudar.

    De qualquer maneira, o que podemos oferecer é uma garantia incondicional de 7 dias. Se você adquirir o curso de escrita científica e achar que a sua performance não melhorou como você esperava, ou, por qualquer outro motivo, você não se sentir satisfeito com a compra, você tem até 7 dias para acionar a garantia e receber 100% do seu investimento de volta.

    Comentários

    Autores

    Plataforma Monografia Perfeita®

    Prof. Dra. Cristina Godoy

    Profa. Dra. Cristina Godoy

    Direito USP

    IMG_Rafael_meira_silva_transparente

    Prof. Dr. Rafael Meira

    Gestor Codex Data®