Como fazer a introdução do TCC?

Início
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
SUMÁRIO
    Add a header to begin generating the table of contents

    Como fazer a introdução do TCC?

    Neste artigo, discutiremos as principais estratégias para você começar e finalizar a introdução da forma correta.

    Antes de iniciarmos a nossa análise, é preciso lembrar que a introdução é a apresentação da pesquisa realizada por você, logo, deve ser escrita ao final, pois é necessário compreender toda a trajetória do desenvolvimento de seu trabalho acadêmico para poder elaborar a introdução.

    Diante do exposto, vejamos as melhores estratégias para elaborar a introdução de monografias em geral e artigos científicos.

    mapa mental de como fazer a introducao do tcc

    O que é a introdução de um TCC?

    A introdução é o primeiro elemento textual de um trabalho acadêmico.

    Embora a introdução realize a abertura textual do seu TCC, ela deve ser escrita por último, já que é necessário compreender a estruturação de sua argumentação para poder elaborá-la corretamente.

    Desse modo, a introdução é a apresentação geral da pesquisa científica desenvolvida, entendendo-se como elementos integrantes de seu conceito:

    O que a introdução deve conter?

    Para se elaborar uma boa introdução, é preciso apresentar ao algumas informações.

    Dessa forma, se você possui dúvidas de como fazer a introdução do TCC, leia o quadro abaixo:

    Você deve informar como você realizou a delimitação do tema, ou seja, esclareça aos seus leitores os assuntos abordados em seu TCC e a temática excluída de sua análise.

    Além disso, lembre-se de que é preciso motivar as suas escolhas, isto é, você deve falar o porquê de ter realizado determinado recorte epistemológico.

    Se você possui em sua mente a pergunta: introdução do TCC como fazer, lembre-se de que você deve sempre apresentar a relevância de sua pesquisa para a comunidade científica. Assim, busque responder a seguinte pergunta: De que forma o seu TCC contribui para o debate acadêmico relativo ao tema selecionado?

    Além disso, é fundamental apresentar os objetivos de seu TCC. Neste caso, você deve falar acerca do objetivo geral e dos objetivos específicos de seu trabalho acadêmico.

    Para que a introdução desperte interesse, é preciso apresentar o posicionamento defendido em seu TCC, ou seja, como você se insere no debate acadêmico relativo à temática de seu trabalho científico?

    Neste diapasão, você deverá apontar, de forma direta e sem muitos detalhes, os principais argumentos utilizados para defender o seu posicionamento.

    O seu pensamento e a sua pesquisa foi estruturada de determinada maneira. Assim, você deve apresentar na introdução a forma como você organizou as suas ideias e os seus argumentos.

    Novamente, ressalta-se de que a exposição deve ser breve, sem muitos detalhes.

    Na introdução do TCC, é fundamental que você explique a metodologia adotada em sua pesquisa, ou seja, aponte as técnicas e os métodos empregados para alcançar os resultados de seu trabalho acadêmico.

    Erros comuns na Introdução do TCC

    Jovens pesquisadores, por não possuírem muita prática na atividade científica, cometem alguns erros na introdução dos seus trabalhos acadêmicos.

    Diante do exposto, apontaremos os erros mais comuns que você deve evitar:

    Na introdução, deve-se evitar ao máximo o emprego de citações, pois, na introdução, você estará falando o que você fez ao longo do desenvolvimento de sua pesquisa científica.

    Às vezes, uma citação ou duas são necessárias para apresentar os argumentos utilizados em seu trabalho científico; contudo, mais do que isso não é adequado.

    Para conseguir apresentar a pesquisa desenvolvida, é preciso encerrá-la, logo, apenas é possível escrever a introdução no final.

    Caso você inicie pela introdução, você irá refazê-la várias vezes, não se configurando uma escrita eficiente.

    Muitos estudantes escrevem  na introdução o que seria o Capítulo 1 de seu TCC ou o primeiro tópico do artigo científico.

    O panorama histórico pode ser o primeiro tópico a ser desenvolvido em seu trabalho acadêmico; contudo, ele não será a introdução, já que não apresentará os principais aspectos da sua pesquisa.

    Na introdução, você possuirá a primeira oportunidade para apresentar aos seus leitores as escolhas realizadas para o desenvolvimento de sua pesquisa científica.

    Dessa maneira, aproveite para explicar do que se trata o seu TCC e o que não será abordado em seu trabalho acadêmico.

    Finalmente, não se esqueça de justificar as suas escolhas.

    Estratégia para escrever a introdução do TCC

    É muito comum existir um bloqueio de escrita no início da introdução. Dessa forma, passaremos algumas estratégias para que você inicie a elaboração da introdução da forma correta.

    Em seguida, explique como você estruturou o seu pensamento e argumentação.

    Finalmente, discorra sobre a metodologia e os métodos empregados.

    Em uma monografia, a introdução possui em média 5 páginas. Já em um artigo científico, em média 8 parágrafos.

    Conclusão

    Neste sentido, em razão do que fora acima articulado, pode-se notar que a introdução é, extremamente, importante para captar a atenção de seus futuros leitores.

    Desse modo, apresente, de forma não detalhada, os principais aspectos de seu TCC e redija ao final de sua pesquisa.

    Por fim, não se esqueça que possuímos um vasto conteúdo para lhe auxiliar nesta trajetória acadêmica. Conte conosco!

    Se você gostar deste artigo comente e compartilhe. É muito importante divulgar o nosso trabalho para poder ajudar cada vez mais novos estudantes.

    Autores

    Plataformas Monografia Perfeita & Meu Artigo Científico

    Prof. Dra. Cristina Godoy

    Dra. Cristina Godoy

    Prof. Dra. direito usp

    IMG_Rafael_meira_silva_transparente

    Dr. Rafael Meira

    Gestor Codex Data®

    Deixe um comentário

    Click to access the login or register cheese Rolar para cima