1. Qual é o segredo do texto argumentativo?
Após o estudo do significado de argumento de autoridade, vejamos como utilizá-lo em um texto argumentativo para convencer seu leitor ou leitora acerca de um assunto importante para o seu trabalho acadêmico.
Uma monografia apresenta dados históricos, documentos, argumentos de vários autores etc. Para o seu trabalho não se configurar como uma simples observação, é importante ter uma hipótese de trabalho na monografia para solucionar o problema central, ou seja, deve-se demonstrar como se enfrentará a questão-chave do trabalho acadêmico e, consequentemente, como a argumentação pode contribuir para estabelecer o seu pensamento sobre o assunto.
Desse modo, ao longo da estruturação de seu trabalho de conclusão de curso (TCC), você deverá responder de forma clara a três perguntas: o que? Como? Por que? Veremos, de forma detalhada, cada uma delas.
Além disso, deve-se ressaltar que, para se argumentar, é preciso existir um conflito, isto é, deve-se ter diversos posicionamentos acerca de uma determinada temática. Assim, para argumentar, não apenas expor fatos, é preciso existir um problema central em relação ao tema delimitado em seu trabalho científico. A partir deste problema central, você construirá argumentos para sustentar o posicionamento defendido em sua monografia.
Vamos analisar, portanto, algumas questões relevantes para se entender o que é argumento, quais são os tipos de argumento, quais perguntas devem ser respondidas em todos os tipos de TCC. O TCC é, portanto, uma valiosa oportunidade para o estudioso ou profissional avançar além dos artigos de opinião, possibilitando aos seus pares conhecer toda a fundamentação para o seu raciocínio teórico e/ou prático.

2. O que?
Você deverá responder a seguinte pergunta em sua monografia: o que você demonstrará? Nesta parte, você revela o porquê de seu argumento central ser verdadeiro com base no seu objeto de estudo. Trata-se da parte que mais demandará explicação.
Recomendamos que esta parte de elucidação não ultrapasse 1/3 de sua monografia, pois se você fizer muito extenso o texto, você correrá o risco de elaborar um texto explicativo.
3. Como?
Ao longo de toda a sua monografia, você deverá responder a seguinte pergunta: Como você demonstra que seu argumento está correto? Comprove e elucide o seu argumento em cada um dos capítulos de sua monografia.
É comum verificar que os alunos apresentam contextos históricos, conceitos e definições que ocupam um capítulo ou mais; porém apresentam apenas um texto explicativo, eles não demonstram o porquê do contexto histórico, do conceito e da definição ajudarem na defesa do argumento central.
Dessa forma, em todos os capítulos de sua monografia, você deverá apresentar os contra-argumentos e demonstrar como o seu argumento se sustenta apesar da oposição. Se você não apresentar os contra-argumentos, você não possuirá um texto argumentativo.
4. Por que?
Desde o momento da elaboração de seu projeto de pesquisa, você deve responder a seguinte indagação: por que a sua interpretação em relação ao tema importa a alguém? No que você está contribuindo para a literatura acadêmica?
Você precisa revelar a significância, sendo que não basta apresentar a resposta na introdução da sua monografia. Você deve pensar nesta pergunta ao elaborar todos os capítulos e deve responder, totalmente, na conclusão.
Se você não tiver sucesso em responder esta pergunta, a sua monografia não será um trabalho acadêmico finalizado. Este é o motivo de insistirmos em se ter clareza do que escrever antes de se começar a escrever.

5. Considerações finais da Equipe da Monografia Perfeita
Para se construir um texto argumentativo com as características expostas acima, é fundamental saber o que será escrito em sua monografia. Leia antes textos argumentativos relacionados ao tema que você tratará, identifique todos os contra-argumentos e pontos de vista sobre o assunto e, finalmente, inicie a redação de seu trabalho acadêmico.
Tanto no Desafio de 15 ou 30 dias, como na Máquina de Monografia, fornecemos uma programação diária para que você saiba como pesquisar, o que ler em cada dia e como escrever cada um dos parágrafos de seu TCC, tudo conforme as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe este post.
Sugestão de tema: envie-nos uma mensagem para atendimento@monografiaperfeita.com.br.
Autores: Dra. Cristina Godoy Bernardo de Oliveira & Dr. Rafael Meira Silva
Comentários